Geek

Instagram, Facebook e WhatsApp finalmente voltam a funcionar após apagão

Instagram
Pile of 3D Instagram Logos

Um apagão deixou todas as redes sociais do Facebook fora do ar, na tarde desta segunda-feira (04). Especialistas relataram problemas de DNS (Domain Name System), que é o sistema que trabalha para encontrar o endereço de um site quando você efetua um acesso por meio do endereço de domínio. Basicamente, o DNS faz a ponte entre o que você vê e o que o computador precisa (o endereço de IP).

O Facebook e Instagram começou a ser retomado por volta das 18:50. Por outro lado, o WhatsApp só retomou suas operações às 19:40 desta segunda-feira, apontam os verificadores do TecStudio. Confira a timeline dos problemas que ocorreram nesta segunda-feira (04).

04 de Outubro de 2021
início da tarde

Instagram, Facebook e WhatsApp finalmente voltam a funcionar após apagão Facebook

Usuários começam a relatar problemas com Facebook, Instagram e WhatsApp

Problemas começaram a ser percebidos pouco depois do fim da manhã.

Instagram, Facebook e WhatsApp finalmente voltam a funcionar após apagão mark zuckerberg

Mark Zuckerberg começa a perder dinheiro

O bilionário e co-fundador do Facebook começa a perder dinheiro. Estimativas é de que o impacto em sua fortuna pessoal foi de US$ 7 bilhões

04 de Outubro de 2021
decorrer da tarde

04 de Outubro de 2021
início da noite

Instagram, Facebook e WhatsApp finalmente voltam a funcionar após apagão Os an  ncios no WhatsApp

Serviços voltam a funcionar

Depois de 7 horas inativos, os serviços voltam a funcionar em todo o mundo, porém, ainda com ressalvas. Por volta das 19:40, o WhatsApp, único serviço que ainda apresentava inatividade, voltou a enviar e receber mensagens.

O Facebook e a centralização de sua estrutura

É curioso imaginar que o Facebook integra todas as suas plataformas em um mesmo serviço de DNS. Caso fossem separados, esses serviços poderiam poupar o funcionamento das outras redes enquanto o problema é centralizado em apenas uma. Seguindo esse raciocínio, o problema que poderia ocorrer em uma rede, não afetaria as outras duas. O Facebook tem bilhões de usuários utilizando seus serviços, e isso compromete toda uma cadeia produtiva e social.

Centenas de milhares de pessoas dependem do Instagram, WhatsApp e Facebook para fechar negócios, sendo os principais meios para atingir seus públicos.

Esta não é a primeira vez que os serviços saem do ar simultaneamente, o que sugere uma urgente intervenção do Facebook para descentralizar a operação desses serviços e também para identificar o que vem causando tanta instabilidade.