Geek

Instagram é removido da Windows Store

Na tarde deste domingo (15), usuários perceberam que o Instagram não faz mais parte da loja do Windows 10 Mobile, ficando exclusivamente disponível apenas para computadores e tablets. A confirmação veio do blog Windows Team.

Segundo o blog especializado em notícias sobre o ecossistema Windows, ao entrar no link do aplicativo, o usuário é notificado, por meio de informações descritas que o aplicativo está disponível apenas para Computadores. Não há informações oficiais sobre o que aconteceu.

Instagram fora do ‘barco’

Ao que tudo indica, o Facebook provavelmente encerrou o suporte do Instagram para o Windows 10 Mobile. Assim fizeram os aplicativos do Wechat, Nubank e diversos outros que viram na plataforma, prejuízo, uma vez que a Microsoft também encerrou sua participação ativa em seu próprio sistema mobile, tratando apenas de atualizações de segurança e correções.

Segundo os usuários da plataforma, o Instagram funciona normalmente. No entanto, só não é possível baixá-lo. Portanto, se você tem o aplicativo, não desinstale para que não perca e tenha que procurar soluções externas para reativá-lo.

‘Entra e sai’ na Windows 10 Mobile Store

Devemos recordar que isso já aconteceu no Windows Phone e Windows 10 Mobile algumas vezes com outros aplicativos. Em 2013/2014, o Whatsapp ficou fora da plataforma durante semanas, sem dar devidas explicações sobre o ocorrido.

No mais tardar, o aplicativo voltou à loja e alegou que havia acontecido um problema grave de segurança e, por isso, haviam removido o aplicativo da loja. Em uma nova versão, o aplicativo voltou e continua bastante ativo na plataforma, com atualizações e praticamente todos os recursos atuais presentes.

É cedo pra dizer o que aconteceu de fato com o Instagram. Diante do cenário em que se encontra o sistema móvel da Microsoft, não é muito difícil imaginar que o Facebook desistiu de fincar seu aplicativo de compartilhamento de Fotos na Windows Store para dispositivos móveis.

No entanto, apesar de aparentar ser uma decisão em relação ao baixo número de usuários, ao mesmo tempo parece boba, pelo fato de que o aplicativo é universal e funciona muito bem nos smartphones Windows – com algumas exceções de recursos que falham consideravelmente, como os recursos de IA das Stories.

Ficaremos atentos ao desfecho.