Já fazia um bom tempo que a opção para mulheres durante a menstruação eram os absorventes descartáveis. Por não gostarem deste tipo de contato direto com o sangue, muitas optaram pelo uso do absorvente interno, ou até mesmo por interromper o fluxo, com o uso de medicamentos.
No entanto, em 2010 um novo conceito em higiene pessoal começou pouco a pouco a invadir as redes sociais, causar discussão e aglomerar admiradoras: o Inciclo, um coletor menstrual de silicone, parecido com um “copinho”, reutilizável, que além de prático e econômico, ainda é sustentável.
A marca ganhou força nos últimos anos e, só em 2016, apresentou um crescimento de 352%, e grande parte deste índice pode ser atribuído às próprias usuárias, que constantemente são flagradas fazendo propagandas em seus perfis do Facebook, principalmente em grupos específicos para mulheres e fóruns de discussão sobre o Inciclo. Tanto é que a marca abriu a oportunidade para se tornarem revendedoras do Inciclo. A Magia do Mundo dos Negócios conversou com a uma das fundadoras do coletor menstrual, Mariana Betioli, que contou um pouco mais sobre o Inciclo, confira:
O que fazia antes do negócio?
Sou administradora de empresas e antes do Inciclo, trabalhava como administradora no setor educacional e de saúde.
O que é o Inciclo?
O coletor menstrual Inciclo é a solução que oferece liberdade para todas as mulheres durante o período menstrual.
Funciona como um coletor reutilizável de silicone que substitui o uso de absorventes. Oferece praticidade, conforto, economia, higiene, além de ser uma escolha mais saudável e sustentável.
O Inciclo é flexível, não incomoda e se adapta perfeitamente ao corpo, o que faz com que você esqueça que está usando!
Inciclo permite que as mulheres se sintam mais segura naqueles dias.
Como teve a ideia?
Eu conheci os coletores menstruais numa viagem ao exterior há 10 anos. Logo que usei pela primeira vez me apaixonei e pensei “como eu vivi tantos anos sem o usar o Inciclo? Os absorventes estão com os dias contatos”.
Hoje, junto com outros sócios dirijo a empresa.
Acreditava muito no potencial do produto pelos benefícios que ele tem e que se encaixam perfeitamente às necessidades das mulheres (como praticidade, conforto, higiene e economia) e, também, pela questão ambiental que mais cedo ou mais tarde seria percebida pela sociedade. E então, resolvi começar a desenvolver o Inciclo em 2008.
Foram dois anos de pesquisas e planejamento até que começamos a comercializar o Inciclo em 2010.
Como foi a aceitação das brasileiras à novidade?
Os coletores menstruais já estão sendo vendidos há algum tempo na Europa, Canadá e EUA. No Brasil é um conceito relativamente novo que agora está começando a se popularizar.
Por incrível que pareça a menstruação ainda é considerada um tabu para algumas mulheres. Aos poucos o preconceito de que a menstruação é algo sujo, feio e limitador está desaparecendo.
A cada dia mais e mais mulheres descobrem que substituir o absorvente menstrual descartável por um coletor menstrual muda a relação com a menstruação. Com o uso do Inciclo, a mulher pode continuar todas as suas atividades sem desconforto algum e além disso, não sente mais aquele odor desagradável. O sangue só produz cheiro quando entra em contato com o ar e as bactérias começam a se proliferar. Com o Inciclo, o sangue permanece dentro do corpo, e quando é retirado não tem cheiro algum.
Usar o Inciclo também é uma forma de se conhecer. A mulher passa a se tocar, conhecer o próprio corpo, entende mais sobre seu ciclo e aspectos do sangue menstrual.
O uso do coletor definitivamente coloca a relação com a menstruação bem longe dos velhos estereótipos do tempo de nossas avós quando “estar menstruada” era sinônimo de “estar incômoda”.
Qual foi o trabalho exercido para divulgação dos coletores?
O marketing digital é a nossa principal ferramenta de divulgação.
Quais são os dados de venda atuais?
As vendas do Inciclo aumentaram significativamente nos últimos anos. As vendas dos coletores especificamente em 2016 subiu 352%. A cada dia mais e mais mulheres estão passando a usar o Inciclo. Acreditamos que isso se deve ao fato de que quanto mais mulheres usam e se apaixonam pelo Inciclo, acabam divulgando entre amigas e a popularidade do Inciclo cresce como um espiral. As redes sociais contribuem muito para a divulgação que vem acontecendo de forma viral.
Outro fator é a venda através de revendedoras. Muitas usuárias gostam tanto do Inciclo e, de forma espontânea, já divulgam para amigas, mas depois veem nisso uma oportunidade de fazer uma renda extra e decidem revendê-lo na sua cidade.
Onde há vendas?
Vendemos no Brasil, Colombia e Perú
Os coletores são fabricados no Brasil?
O Inciclo é o primeiro coletor menstrual fabricado no Brasil. A fabricação é em São Paulo e a distribuição feita de Curitiba para todo o país.
Qual seu diferencial em relação aos concorrentes atuais?
Uma das grandes vantagens do Inciclo em comparação com outras marcas de coletores menstruais é que o Inciclo é feito de silicone hipoalergênico translúcido de altíssima qualidade, sem nenhum aditivo químico ou corante, o que faz com que o Inciclo seja muito recomendado pelos médicos. E por ele ser transparente, é mais fácil de higienizar. A usuária facilmente percebe se ele está limpo.
Outro grande diferencial é a maleabilidade e design que faz com que o Inciclo se adapte perfeitamente à anatomia feminina. Ele abre com facilidade e não vaza. Por isso o índice de adaptação ao Inciclo é tão superior.
Hoje o Inciclo é uma das maiores marca de coletores menstruais do mundo.
Como funcionam as vendas?
Vendemos através da loja virtual e nos pontos de vendas. Hoje temos aproximadamente 500 revendedores no Brasil.
Quais são os planos para o futuro?
Continuar a comercializar produtos de forma ética e responsável, levando conforto e praticidade ao dia a dia das consumidoras
Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?
Na minha visão, é necessário ter uma estratégia bem definida e não desistir logo que surgem os primeiros obstáculos. Uma empresa precisa de tempo para amadurecer dar frutos. Paciência e responsabilidade são fundamentais. Ambição faz parte do mundo dos negócios, mas é com responsabilidade que se mantém um negócio sustentável.