Há uma semana os moradores do município de Mariana, em MG, se depararam com uma das maiores tragédias ambientais já registradas no Brasil. Duas barragens da mineradora Samarco se romperam e uma onda de lama devastou diversas comunidades e continua a se espalhar pelo país através dos mananciais, causando ainda mais destruição por onde passa.
A empresa DigitalGlobe, especialista em monitoramento para gestão de catástrofes, liberou recentemente uma série de imagens que mostram o antes e depois da região afetada pelo desastre.
As fotografias aéreas foram registradas pelo satélite WorldView – 2. As primeiras imagens foram coletadas em 21 de julho de 2015, enquanto as fotos que registram as consequências do acidente foram tiradas em 10 de novembro.
As causas e os efeitos de tamanha destruição ainda estão sendo avaliadas pelas autoridades e por órgãos ambientais. No entanto, mesmo sem todos os laudos, Marilene Ramos, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já adiantou que as multas aplicadas pelo órgão à mineradora podem chegar a R$ 100 milhões.
Clique aqui para mais informações.
Fonte: CicloVivo