As conexões à rede estão prestes a subir de patamar. Isso porque o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) acaba anunciar o 802.11bb como padrão para comunicações sem fio baseadas em luz, o que consequentemente beneficiará a aceleração do LiFi.
Para quem não conhece, o LiFi é uma tecnologia sem fio que utiliza luz para transmitir dados. Trazendo para o mundo prático, a inovação é parecida com o Wi-Fi ou 5G, mas aproveita dos espectros da luz ao invés das ondas de rádio utilizadas por essas outras tecnologias.
O único ponto é que a nova tecnologia padronizada é tida como algo melhor que essas redes sem fio mais populares. Isso porque ela não sofre com interferências e congestionamentos que prejudicam as conexões. E como resultado, ela promete ser até 100 vezes mais rápida que o tradicional Wi-Fi.
De quebra, o LiFi ainda oferece segurança de nível militar, o que torna as transmissões de dados muito mais confiáveis e seguras — não à toa, ela vem sendo testada por diversas organizações de defesa e governamentais.
Caminho pavimentado para o LiFi
Agora que o padrão IEEE 802.11bb foi publicado, os fabricantes e fornecedores do setor terão mais confiança para integrar produtos e ecossistemas LiFi. Aliás, a pureLiFi apresentou na CES 2023 a Light Antenna ONE, que é o primeiro módulo — menor que uma moeda — a trazer a tecnologia.
Logo, a expectativa é de que a gama de produtos voltados para a tecnologia cresça bastante nos próximos meses até o Mobile World Congress (MWC) do ano que vem.
Via: Tom’s Hardware
Créditos: TecMasters