Modelo menor que o Creta será vendido na Europa no segundo semestre deste ano
por Redação AutoEsporte
A Hyundai entrou de cabeça no segmento de SUVs. A fabricante sul-coreana acaba de revelar o seu mais novo crossover compacto: o Kona. Apresentado na Coreia de Sul, o carro será vendido na Europa e nos Estados Unidos a partir do segundo semestre de 2017.
Feito sobre uma plataforma completamente nova, que será compartilhada com o inédito Kia Stonic, o modelo não se parece nada com os demais carros da marca. É que o Kona estreia a nova linguagem visual da marca e abarca uma série tecnologias.
Concebido para ser um carro global, o Kona foi desenhado no estúdio de design da Hyundai na Califórnia. A marca deixou de lado a tal concepção das “linhas fluídas”, que fez escola. Para acentuar a ideia de um carro tecnógico e sofisticado, a Hyundai adotou uma grade grande e proeminente enquanto os faróis se tornaram praticamente dois filetes em led. Logo abaixo estão os faróis de neblina emoldurados por uma peça de plástico que se de integra às caixas de rodas.
Dimensões
O Kona é ainda menor que o Creta vendido atualmente no Brasil. O novo modelo da Hyundai tem 4,10 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura. Para efeito de comparação, o Creta é 17 centímetros mais comprido, 2 cm mais largo e 8 cm mais alto que o Kona. A distância entre-eixos do Kona, no entato, é um tiquinho maior: 2,60 metros contra os 2,59 m do modelo brasileiro.
Interior e equipamentos
O novo SUV da Hyundai foi projetado para atrair jovens consumidores, interessados em tecnologia. Por isso, o Kona não poderia deixar de oferecer um kit multimídia cheio de funções. De série, há uma telinha de TFT de cinco polegadas, que pode ser substituída por uma central de oito polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apply Car Play. Nas versões mais completas, o carro terá head-up display e um sistema de som de alta-fidelidade Krell.
O pacote de segurança, incluirá sistemas como assistente de permanência de faixa, detector de ponto cego e alerta de tráfego cruzado.
Motores
Na Europa, o modelo será vendido com duas opções de motores turbinados a gasolina: um 1.0 de 120 cv de potência associado a um câmbio manual de seis marchas e um 1.6 de 177 cv combinado a uma caixa de dupla embreagem e sete velocidades e com tração integral.
A Hyundai também deverá oferecer em algum momento uma opção de motorização diesel, mas só no ano que vem. Uma versão híbrida também está nos planos da fabricante.
Mais dois novos SUVs
Mas o Kona não será o único modelo inédito da Hyundai. Um porta-voz da companhia afirmou à publicação Autocar que está preparando dois novos SUVs: um crossover ainda menor que será lançado em 2020, e um utilitário maior que o New Tucson.
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h