No último domingo (13), o Parque Ibirapuera foi palco do encerramento da terceira edição do Festival de Direitos Humanos. O evento reuniu shows de artistas consagrados, levando ao parque milhares de pessoas. A grande festa, entretanto, deixou um rastro nada agradável: montantes de lixo ficaram espalhados por toda parte.
Infelizmente, a cena aos fins de semana é bastante comum. O que causa espanto é que em dias de eventos de grandes proporções, como o que aconteceu, a quantidade lixo é exponencialmente maior, desanimando até a organização comunitária Parque Ibirapuera Conservação.
Formado por agentes da sociedade civil, o grupo trabalha na manutenção do parque e postou fotos no evento do show – que tem 27 mil pessoas confirmadas. As imagens registradas uma hora antes do inicio da série de shows mostrava que a sujeira já se acumulava nos arredores da área.
“Dia triste no Ibirapuera. Uma hora antes do show de direito humanos e o parque já estava assim. Vocês viram depois? Escrevemos aqui para todos vocês que vieram… Como pode?”, indagou a organização. “Senão encontrarmos uma maneira prática de mudar este cenário, não faz mais sentido ter shows no Ibirapuera. Isto é um profundo desrespeito com o parque, com os frequentadores e com as pessoas que terão que limpar esta lambança”, afirmou o grupo na postagem.
O grupo defende que o Ibirapuera não comporta grandes shows e é para debater esse tópico que o Conselho Gestor do parque se reunirá nesta terça-feira (15). A associação de conservação afirma que não recebe repasse da prefeitura e sobrevive de doação e engajamento. Para ver a postagem da organização que já teve quase dois mil compartilhamentos, clique aqui.
Fonte: CicloVivo