.ETC»Autos»Governo amplia cota de importação para veículos eletrificados por seis meses

Governo amplia cota de importação para veículos eletrificados por seis meses

Resumir com:
Compartilhar:
Governo amplia cota de importação para veículos eletrificados por seis meses

O governo federal decidiu prorrogar por mais seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados em configurações desmontadas (CKD) e semidesmontadas (SKD). Essa nova fase terá início em 1º de julho e contará com um limite de US$ 463 milhões para importações nesses regimes, que possibilitam a montagem final dos carros em território nacional.

O objetivo da medida, de acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, é manter preços competitivos para os consumidores e, ao mesmo tempo, fortalecer a indústria automotiva no Brasil. O ministro ressaltou que os veículos elétricos e híbridos já integram a realidade das cidades brasileiras, e a intenção é expandir o acesso a essas tecnologias sem afetar os investimentos produtivos no setor.

A renovação das cotas ocorre em meio a críticas de algumas associações do setor automotivo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) expressou preocupação de que a manutenção da isenção de tarifas possa prejudicar as montadoras brasileiras, além de impactar os trabalhadores e empresas do setor de autopeças.

No entanto, o ministro reafirmou que os incentivos e as linhas de financiamento do governo continuarão a favorecer aqueles que produzem no Brasil. O foco está em balancear os interesses diversos do setor, promovendo competitividade e novos investimentos na indústria nacional.

Ainda assim, apesar da renovação das cotas, o governo confirmou a continuidade no aumento das tarifas de importação para veículos eletrificados. A partir de julho, os modelos semidesmontados (SKD) vão enfrentar uma tarifa de 35%. Por outro lado, os veículos desmontados (CKD) manterão a alíquota de 14% até o final de 2026, antes de subir para 35% em janeiro de 2027.

De acordo com o ministro, essa elevação gradual das tarifas visa estimular a produção local e criar condições para que mais fabricantes expandam suas operações no Brasil, sem interromper a oferta de veículos eletrificados ao mercado.

Crédito da imagem: divulgação/reprodução

Bruno Tavares

Desenvolvedor Web

Sou fundador da Pixel Project e atua há mais de 15 anos com desenvolvimento web, WordPress, SEO e projetos digitais. No Mercado ETC, acompanha temas ligados a tecnologia, negócios, marketing, autos e tendências do mercado.

SEO