O Google revelou que, a partir de dezembro, vai excluir contas com dois anos ou mais de inatividade. Vale citar que a “limpa” vai ser feita apenas em contas do Google de uso pessoal e, portanto, não vai afetar contas de escolas, empresas ou que possuam assinatura One.
Além do e-mail e do perfil, a exclusão vai afetar todo o conteúdo do Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet e Agenda), bem como YouTube e até Fotos.
Essa mudança chega para unificar o tempo de inatividade, que antes era meio diferente para cada produto do Google. A ideia da empresa é garantir mais segurança, já que contas inativas podem ser vulneráveis a ameaças que podem usar essas contas para disseminação de spam, por exemplo.
No entanto, a Gigante das Buscas vai adotar uma abordagem gradual para realizar a exclusão, começando por contas que foram criadas e nunca mais usadas. Além disso, antes da exclusão, serão enviadas diversas notificações para o e-mail principal e o de recuperação nos meses anteriores às medidas da empresa.
Como manter sua Conta do Google ativa
Para evitar a exclusão, a empresa recomenda fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. Não necessariamente precisa ser no e-mail, pode ser em qualquer um dos serviços citados. Como garantia, é recomendado que alguma das ações abaixo sejam realizadas:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Drive;
- Assistir a um vídeo do YouTube;
- Baixar um aplicativo na Play Store;
- Usar a Busca do Google;
- Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.
No caso do Fotos, há uma política de exclusão própria e, portanto, é necessário acesso separado.
Créditos: TecMasters