Tecnologia

Google terá imagens criadas com IA diretamente da barra de pesquisas; veja como funciona

Inteligência artificial generativa diretamente na barra de pesquisa do Google. Sim, no mesmo campo em que o usuário digita o que deseja buscar, uma nova funcionalidade baseada em IA permite criar imagens a partir de entradas de texto comum.

IA cria imagem a partir de comandos de texto diretamente na barra de pesquisas – Imagem: divulgação / Google

Esta simpática capivara usando chapéu de cozinheiro e preparando um café da manhã é a primeira demonstração da novidade que transforma texto em imagem usando inteligência artificial.

Depois de algumas polêmicas envolvendo recursos de IA para geração de imagens, como os adesivos pornográficos criados nos primeiros testes da Meta IA, o Google já adiantou que a nova funcionalidade é focado na “geração de imagens de forma responsável”; assim, estará disponível apenas para maiores de 18 anos e vai sempre incluir metadados e marca d’água para deixar claro que a inteligência artificial foi usada na criação daquela imagem.

Existem dois requisitos para testar a funcionalidade: estar inscrito no Google Labs e optar pelo programa SGE (Search Generative Experience) – ou Experiência Generativa de Buscas em tradução literal. Mais do que isso, por enquanto, as novas funções de geração de imagens estarão liberadas apenas para usuários nos Estados Unidos, claro, em inglês.

Outro exemplo do uso de inteligência artificial generativa para criação e busca de imagens  - Imagem: divulgação / Google

Outro exemplo do uso de inteligência artificial generativa para criação e busca de imagens – Imagem: divulgação / Google

O mergulho do Google na IA generativa

Depois do lançamento do Bard, esta é a nova aposta da empresa para se manter competitiva na atual corrida da inteligência artificial generativa. O Bing, da concorrente Microsoft, já oferece uma ferramenta de criação de imagens usando IA. Mas vale lembrar que 84% dos usuários de internet ainda optam pelo Google como sistema principal de buscas na web, que registra mais de 100 bilhões de pesquisas por dia.


Créditos: TecMasters