PET

Gato Snowshoe

Escrito por Escobar Dog

Um gato de olhos azuis luminosos e lindas patas brancas, como se estivesse usando sapatos de neve. E com um particular “V” invertido, também branco, no rosto. Assim é o gato Snowshoe, que surgiu do cruzamento entre as raças Siamês e American Shorthair e que hoje tem muita popularidade. 

Saiba como surgiu o Snowshoe

Originada na Filadélfia (EUA) no fim dos anos 60, essa raça felina foi idealizada por uma criadora profissional, Dorothy Hinds-Daugherty. A mulher tentou e conseguiu criar um gato com patas brancas e com um “V” invertido singular da mesma cor no rosto.

Hinds-Daugherty também empenhou-se em manter o esquema colorpoint, com coloração mais escura no rosto, orelhas e rabo. Desta maneira, surgiu esse felino precioso que, além disso, tem o corpo mais comprido que os Siameses e um físico musculoso como os americanos de pelo curto.

No entanto, boa parte da história desse animal não foi registrada. Por esse motivo, não se sabe a forma como se conseguiu, entre outros detalhes, que se mantivessem suas singulares patas brancas. Sabe-se que, no começo, muitos criadores tiveram dificuldades para desenvolver os desenhos originais.

Apesar de tudo, em meados da década de 70, esse gato já havia sido oficializado em seu país de origem, e pouco tempo mais tarde foi reconhecido na Europa. Ainda que se trate de uma raça recente, o Snowshoe hoje tem grande popularidade.

Apresentamos o Snowshoe, um gato que se destaca por ter suas quatro patas brancas, como se estivesse usando sapatos de neve. Mas essa recente raça felina chama atenção, além disso, por um “V” invertido, também branco, no rosto, e por luminosos olhos azuis.

Outras características físicas dessa linda raça

O Snowshoe é um animal atlético, com medidas proporcionais, musculoso e elegante. Entre suas características físicas, devemos ressaltar:

  • Tamanho: Médio
  • Peso: entre três e cinco quilos
  • Cabeça: triangular com traços redondos
  • Queixo: forte e ressaltado
  • Pescoço: firme e erguido, que lhe dá um aspecto gracioso.
  • Olhos: Ovalados e grandes. De cor azul e olhar penetrante.
  • Orelhas: Médias ou grande e de base larga.
  • Patas: um pouco largas e com pés arredondados.
  • Rabo: base larga, vai se afinando até a ponta.
  • Pelo: curto, denso, brilhante e muito macio.
  • Cores: solid points e tabby points, com as marcas bem definidas e em harmonia com o tom do corpo, que é sempre mais claro.

Snowshoe: um brincalhão que mia muito

Assim como o Americano de pelo curto, o Snowshoe tem um caráter pacífico, tranquilo e afável. Ativo, inteligente e curioso, é um animal que gosta de explorar seu entorno e brincar com seu dono.

Esse felino brincalhão e carinhoso é ideal para a vida em família e se adapta muito bem à convivência com crianças pequenas e outros animais de estimação. No geral, geralmente escolhe um integrante de seu grupo humano para demonstrar mais afeto.

Mas como nada é perfeito, herdou dos siameses seus miados frequentes, que podem ser incômodos para a família e para estranhos. Os machos, além disso, possuem uma personalidade forte e são muito territoriais.

Um gato que não precisa de cuidados específicos

Com expectativa de vida entre 10 e 18 anos, esse lindo animal não apresenta problemas graves de saúde. É uma raça saudável e forte que tende a viver muito e não apresentar doenças.

Além disso, o Snowshoe é um gato que não requer grandes cuidados cotidianos. Uma escovação semanal com um pente de cerdas macias bastará para manter o bom estado de seu pelo.

Além disso, se você preferir, um banho ao mês com xampu para gatos de pelo curto será mais do que suficiente para que ele esteja sempre lindo. É muito conveniente cuidar da higiene.

Como com todo animal de estimação, uma alimentação de acordo com suas características, visitas periódicas ao veterinário e seguir a carteira de vacinação e desparasitação vão lhe assegurar que o Snowshoe viva saudável e contente.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog