Nos últimos anos, com o aumento dos veículos elétricos (EVs), o interesse e o desenvolvimento das baterias de estado sólido (SSBs) têm crescido rapidamente.
– Publicidade –
Isso se deve ao fato desse tipo de bateria oferecer maior densidade de energia, carregamento mais rápido, maior vida útil e serem mais seguras do que as baterias tradicionais de íons de lítio (Li-ion). Tais características podem resolver muitos problemas dos EVs, incluindo a ansiedade de alcance e o impacto ambiental.
A Samsung está na vanguarda dessa tecnologia. A empresa já exibiu suas baterias de estado sólido para EVs em diversos eventos, e será uma das primeiras a começar a produção em massa de SSBs para EVs.
No entanto, parece que a Samsung não quer limitar as SSBs apenas aos EVs, mesmo nas fases iniciais. A marca planeja introduzir baterias de estado sólido em dispositivos eletrônicos, principalmente smartwatches, o mais breve possível.
Galaxy Watch deve receber tecnologia nas próximas gerações
Segundo um novo relatório da Bloter, a Samsung Electro-Mechanics planeja lançar pequenas baterias de estado sólido para uso em smartwatches no mercado em 2026.
Se a Samsung Electronics adotar essas baterias da Samsung Electro-Mechanics, poderemos ver baterias de estado sólido em Galaxy Watches já a partir de 2026 ou 2027, com o Galaxy Watch 9 ou Galaxy Watch 10.
Leia também: Galaxy Watch Ultra: Recursos exclusivos podem chegar a modelos mais antigos em breve
Como mencionado anteriormente, as SSBs oferecem quatro grandes vantagens sobre as baterias tradicionais de íons de lítio. Primeiro, essas baterias têm 60% a 80% maior densidade de energia para o mesmo peso. Segundo, elas podem ser carregadas quase duas vezes mais rápido. Terceiro, possuem quase o dobro da vida útil (5.000 vs 2.500 ciclos de carga). Quarto, são mais seguras.
Com as SSBs e melhorias na eficiência de telas e processadores, os futuros modelos do Galaxy Watch poderão oferecer o dobro da vida útil da bateria em comparação com os modelos atuais.
O Galaxy Watch Ultra oferece cerca de dois dias de autonomia com uma única carga. Portanto, a partir do Galaxy Watch 9 ou Galaxy Watch 10, poderemos ver uma bateria com duração de até 4 dias nos smartwatches flagship da Samsung.
As SSBs, no entanto, apresentam uma grande desvantagem em comparação com as baterias Li-ion tradicionais: o custo. As SSBs custarão significativamente mais caro do que as baterias de íons de lítio, pelo menos inicialmente.
Portanto, espere que os primeiros modelos de Galaxy Watches com SSBs custem um pouco mais caro do que os modelos atuais. Apesar disso, acreditamos que as pessoas estarão dispostas a pagar esse prêmio por um backup de bateria duas vezes maior.
– Publicidade –