Tecnologia

Galaxy S26 pode carregar ‘bazuca’ anti-golpes do Google, mas Samsung pode não permitir que usuários a usem

Se você está de olho no Galaxy S26, prepare-se: o novo flagship da Samsung pode chegar com um sistema de detecção de golpes em tempo real, igual ao dos Pixels. Só que, mesmo vindo no aparelho, a Samsung pode acabar atrapalhando a experiência.

O recurso de Scam Detection do Google funciona em segundo plano para identificar fraudes em chamadas, mensagens de texto e apps de mensagem. Se a IA suspeitar de um golpe, você recebe notificação, som e vibração antes de cair na cilada.

  • Leia também: Power Bank magnético do Galaxy S26 promete acabar com a correria do carregamento

No mundo Pixel, esse sistema é alimentado por modelos de machine learning locais ou pelo Gemini Nano, o chip de IA do Google para smartphones. Agora, referências encontradas na versão 206.0.857916353 do app Phone by Google revelam códigos dos três modelos do Galaxy S26, indicando que o Galaxy também poderá contar com o Gemini Nano para detecção de golpes.

android
Imagem: Reprodução Android Authority – Referências no código fonte do Android revelam que Galaxy S26 pode ter recurso do Pixel.

O problema?

A Samsung usa o próprio app de chamadas como padrão. Se o Galaxy S26 chegar sem o Phone by Google instalado e ativado, o usuário terá que baixar o app manualmente e defini-lo como discador padrão para ter a proteção ativada.

Isso significa que boa parte das pessoas nem vai descobrir que o aparelho pode oferecer um “guardião” contra ligações e mensagens maliciosas. Um passo extra que pode derrubar todo o potencial de segurança que o recurso promete.

Fonte: SamMobile



Créditos TecStudio