A palavra da moda é “gargalo”, o nome dado ao fenômeno onde um dos componentes de hadware do seu PC segura o potencial desempenho máximo que ele poderia obter, os mais comuns são de GPU (placa de vídeo) e CPU (processador) quando um deles não acompanha o desempenho do outro. Então logo surge a dúvida, um processador de custo médio aguenta uma placa de vídeo como a GTX 1060?
O canal da Pichau resolveu testar uma configuração com o FX 6300 que custa hoje em média R$ 360,00 em conjunto com a GTX 1060 Founders Edition na faixa dos R$ 1.200,00 e para responder de uma vez por todas se o processador six-core da AMD é capaz de “carregar” a GTX 1060 sem o tão temido “gargalo”. A combinação foi testada em GTA V, um jogo que não tem dó do CPU, e Dying Ligth, confira:
Dying Ligth você confere aqui.
Ainda que hajam quedas de FPS e de uso da GPU devido as limitações da CPU elas estão dentro de uma margem “tolerável” e o desempenho do FX 6300 com uma placa como a GTX 1060 em configurações com altos detalhes é mesmo surpreendente, principalmente levando em conta o preço do CPU.
O que acharam dos resultados, conseguem conviver com as quedas ou preferem gastar mais em um CPU?