Decorreu no passado dia 24 de Novembro, no Fórum Picoas, a conferência de “Educação para Todos”, onde a Fundação PT revelou um conjunto de soluções tecnológicas que passarão a estar ao dispor do Ministério da Educação, ao abrigo do protocolo estabelecido entre a Fundação PT e a Direcção-Geral de Educação. A assinatura deste Memorando de Cooperação contou com a presença de Paulo Neves, Presidente Executivo da Portugal Telecom, e de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Após a sessão da assinatura do memorando, coube a Graça Rebocho, Directora da Fundação PT, a apresentação das soluções especiais da PT que serão colocadas ao serviço da educação, com o propósito de identificar áreas críticas de intervenção e promover a educação para todos, em linha com a evolução digital do sector e com a estratégia “Europa 2020”.
Entre as soluções apresentadas, destaca-se a TeleAula, destinada a alunos com necessidades educativas especiais e impedidos de frequentar presencialmente as aulas através de uma solução na Cloud, mais rápida e flexível, ou o Khan Academy, uma solução criada por uma ONG Norte-Americana que está a ser introduzido em Portugal pela Fundação PT, ao disponibilizar mais de 1300 vídeos com exercícios de matemática, do ensino básico ao secundário.
Serão igualmente disponibilizados o Comunicar em Segurança, uma ferramenta que permite dotar os alunos e professores do ensino básico ao secundário, bem como de pais e encarregados de educação de conhecimentos de TIC necessários para a correcta e segura utilização da internet e dos dispositivos móveis, sendo as sessões conduzidas por colaboradores da PT. Igualmente criado a pensar na segurança dos seus utilizadores está o SAPO Campus, uma plataforma colaborativa que permite a partilha de informação e conteúdos, através de ficheiros, blogs, fotos e vídeos, de uma forma segura e privada entre a comunidade escolar.
Mais placas de vídeos e pc monstro