Muitos ficaram desapontados com a resposta superficial da Samsung sobre as acusações de “fotos fake” da Lua. Mas para a alegria da empresa sul-coreana, um youtuber — que também é engenheiro de hardware — acaba de publicar um vídeo em que explica mais detalhes sobre o caso e afirma: as imagens são reais.
Youtuber rebate críticas à Samsung
Para justificar seu ponto de vista em um primeiro momento, Eric, dono do canal Techisode TV, questiona o verdadeiro significado de “real” e “falso”. Para ele, uma “foto real” seria uma representação autêntica de algo que pode ser visto com os próprios olhos.
Na discussão abstrata, o youtuber usa como exemplo uma foto da Lua tirada por um iPhone 14 Pro Max: por mais real que seja, a imagem se limita a uma bola branca luminosa no céu e, segundo ele, pode não ser uma representação fidedigna do satélite.
Papos filosóficos à parte, Eric detalha o sistema de captura de zoom espacial da Samsung — que usa ao menos 10 fotos para a identificação — e a tecnologia de inteligência artificial que usa processamento de imagem para remover manchas e ruídos. Aliás, esta última seria a grande explicação para a polêmica.
A foto detalhada tirada a partir de uma imagem de baixa resolução e borrada trouxe muitas dúvidas à tona. Mas de acordo com Eric, a rede neural de convolução presente na IA dos smartphones elegíveis da marca teria um efeito oposto a edição feita para piorar a imagem.
Verdade seja dita, trata-se de uma explicação complicada. Mas em outras palavras, é como se a inteligência artificial dos celulares da Samsung atuassem como um Photoshop para otimizar os detalhes e diminuir os ruídos da imagem, sem efetivamente substituir a captura por outra foto.
Isso justificaria também o fato da imagem capturada pelo usuário do Reddit ibreakphotos ter mudado de cor.
A explicação de Eric faz sentido em muitas partes. Mas talvez não seja suficiente para frear as críticas. Até porque, ao que parece, são os sistemas de inteligência artificial da Samsung que fazem a diferença. E não somente o zoom de até 100x como é vendido pela marca.
Via: Wccftech
Créditos: TecMasters