Um cenário extra do Flight Simulator está reproduzindo os elementos geográficos da tragédia sem precedentes que acontece em Porto Alegre e em diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul.
Esse cenário, que se trata de um mod desenvolvido por terceiros, aplica na região uma textura que representa o alagamento e deixa as casas e demais reproduções tridimensionais do jogo debaixo d’água.
Apesar de chocante, o desenvolvedor defende a ação para que possam ser feitas simulações com base na situação atípica, com o propósito de treinamento e estudo por parte de quem utiliza o simulador para aprimorar os conhecimentos na aviação do mundo real.
Entretanto, mesmo que o Flight Simulator ofereça uma experiência realista, nem sempre a reprodução de elementos como este trará algo próximo do que acontece de fato em uma catástrofe, como é o caso das enchentes que tomaram a capital do estado e também outras regiões.
Flight Simulator e o “realismo trágico”
Essa não é a primeira vez que o jogo retrata uma situação catastrófica. Em outras ocasiões, o Flight Simulator serviu para que jogadores do mundo todo pudessem entrar no olho de furacões que foram reproduzidos no jogo em tempo real, juntamente com o evento em vida real.
Nessa situação, o furacão foi reproduzido por que o clima do simulador recebe dados em tempo real de todo o planeta, podendo reproduzir fielmente as condições climáticas e em camadas assustadoramente realistas, não sendo necessário nenhum mod ou implementação por terceiros.
O Flight Simulator também aparece nas discussões internet à fora quando ocorrem eventos astronômicos, como é o caso de eclipses solares e lunares. Neste caso, o jogo também está preparado para alinhar seu calendário com esses fenômenos e aprimorar a experiência do usuário replicando a situação também dentro do simulador.