Curiosidades

Flamengo vai conseguir ainda recuperar desse início de temporada?

O entusiasmo e a esperança dos torcedores eram imensas, antes do início da presente temporada. No entanto, estando a poucos lugares da zona de rebaixamento, após as primeiras rodadas, a realidade é que muito desse entusiasmo dos torcedores já desapareceu. De tal modo que, apesar de estar há poucos meses no Flamengo, o seu técnico Paulo Sousa já está sendo duramente criticado. Será que ainda há espaço para conseguir virar esse início de temporada abaixo das expectativas? 

Bastará analisar o que os mercados de apostas esportivas estão considerando para se entender que, no início dessa temporada, o time do Flamengo era um dos claros favoritos para ganhar esse Brasileirão Série A. No entanto, em apenas algumas rodadas iniciais, essas probabilidades rapidamente viraram contra o time do Rio de Janeiro. As derrotas e resultados curtos na Copa Libertadores e Copa do Brasil estão levantando muitas dúvidas. Até que ponto a preparação dessa temporada não foi deficitária? 

Erro principal esteve na escolha de seu técnico? 

Atualmente, essa é a questão que está sendo mais vezes colocada, por torcedores, mas também especialistas e comentaristas. Com um perfil que teria algumas semelhanças com o também técnico português Jorge Jesus, a realidade é que Paulo Sousa, pelo menos até ao momento, não está conseguindo demonstrar as qualidade imediatas de seu compatriota.

Com derrotas surpreendentes, como foi contra o time do Botafogo na Série A, nem a qualificação para as oitavas da Libertadores e a passagem na Copa do Brasil parecem estar abrandando toda a indignação. Segundo as opiniões gerais, mesmo com um elenco de enorme qualidade, o elenco não está conseguindo apresentar seu melhor futebol, apresentando enorme dificuldade em marcar gols, por exemplo. Mesmo tendo o time jogadores como Everton, Bruno Henrique ou Gabriel Barbosa – frente de ataque que deu vários títulos do brasileiro e ainda uma Copa Libertadores. 

Entrada de Jorge Jesus iria resolver todos os problemas? 

De fato, mesmo contando com o maior orçamento possível para contratação de jogadores, tendo até capacidade para manter seus principais jogadores, a verdade é que dentro do gramado os jogos não têm corrido como esperado. De tal modo que até Jorge Jesus, publicamente, já assumiu que teria todo o interesse em poder retornar ao Flamengo, mas colocando certas limitações, como é o caso da data que a diretoria do Flamengo teria para avançar para sua contratação. Porém, apesar de ser considerado um dos melhores técnicos da história do Flamengo, nem mesmo os próprios torcedores têm a certeza absoluta se a escolha de Jesus poderia contornar todos os problemas que o time do Flamengo está agora apresentando. De notar ainda que essa oferta pública para o cargo de técnico também não caiu bem para muitos torcedores. De realçar que é considerado um enorme desrespeito para Paulo Sousa ter um técnico de fora estar se oferecendo para um cargo que está sendo ocupado pelo seu compatriota. Certamente que essa polêmica ainda terá muitas voltas, principalmente se o time de Paulo Sousa continuar apresentando os mesmos problemas.