Os AirTags, da Apple, utilizam todos os iPhones e iPads ao seu redor para indicar uma localização bastante precisa do dispositivo rastreador. E agora, anunciado durante o I/O 2023, nesta quarta-feira (10), o Google anunciou uma expansão e modernização da sua plataforma “Find My Device” (Encontre Meu Dispositivo).
Durante a apresentação, Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, revelou que fones de ouvido, tablets e outras categorias de dispositivos serão adicionados ao “Find My Device” nos próximos meses. Assim, a funcionalidade terá uma rede muito maior, composta por inúmeros aparelhos pertencentes a outras pessoas, para identificar com maior precisão a localização de um gadget perdido.
Google, Find My Device
“[O sistema] é alimentado por uma rede de bilhões de dispositivos Android em todo o mundo”, explicou Samat. “Desde o início, projetamos a rede preservando a privacidade”, acrescentou o executivo do Google, observando que os dados de localização do dispositivo são criptografados e não podem ser visualizados pela empresa.
Samat comentou ainda sobre o potencial de uso malicioso desses produtos de rastreamento. Segundo ele, os alertas de rastreadores desconhecidos revelarão quando um dispositivo de rastreamento estiver viajando o usuário você; inclusive o concorrente AirTag, da Apple. Mais do que isso, ele mencionou como as duas empresas estão trabalhando juntas para evitar a perseguição com esses dispositivos.
Via: The Verge
Créditos: TecMasters