Tecnologia

Falha no WhatsApp expõe 34.400 números de telefone na internet

WhatsApp

Uma falha em um recurso do WhatsApp está expondo cerca de 34 mil números de telefone na internet. Esse recurso serve para enviar o link de um contato para que possa ser aberto via computador ou smartphone, sem necessidade de salvar o contato antes de enviar uma mensagem.

Essa falha acontece por que o WhatsApp não desabilitou o corpo de compartilhamento de números para robôs de buscadores de pesquisa. Desta forma, os robôs de sistemas como o Google e Bing acabam puxando páginas geradas através de compartilhamentos e lançando automaticamente nas buscas.

Os números ficam expostos quando um usuário pesquisa por “site:wa.me” na pesquisa Google. Daí então, o buscador lista vários links que foram criados através da ferramenta.

Falha no WhatsApp expõe 34.400 números de telefone na internet WhatsAppNumeros
Imagem: Reprodução Google

Como descobrir se meu número está exposto

Se você digitar ‘”site:wa.me “+5531999999999″‘, substituindo o número pelo seu telefone, é possível verificar se o seu número está entre os listados pelo buscador.

Se estiver, o Google vai apresentar um resultado semelhante aos exibidos acima, com o número de telefone exposto no título e na descrição da página.

Caso contrário, você vai ver uma página como a figura abaixo, onde não são encontrados resultados para a sua pesquisa.

Falha no WhatsApp expõe 34.400 números de telefone na internet numerowpp
Imagem: Reprodução Google