Um onda de golpistas seguem invadindo anúncios no Mercado Livre. Entenda como funciona o esquema que pode deixar você sem dinheiro e sem o seu produto anunciado.
O Mercado Livre é o maior site de vendas da América Latina e um dos maiores do mundo. Como nem tudo são flores, o site é infestado de pessoas com más intenções, como nossa equipe investigativa denúncia.
Existe hoje no Mercado Livre, um grande esquema de fraude envolvendo vendas de smartphones Samsung Galaxy S6 e S7. Conseguimos contato com um dos suspeitos de golpe, até o processo de “finalizar” à venda, para que você possa entender um pouco sobre o que acontece.
O Golpe “Galaxy” no Mercado Livre
Ao navegar no Mercado Livre, é possível encontrar milhares de smartphones Samsung Galaxy sendo vendidos por diversos usuários da plataforma. Estes modelos são bastante comuns de se vender, e por valores altos, tornando-se atração para bandidos em esquemas de fraude.
O Golpe consiste em entrar em quaisquer anúncio desses telefones, e anunciar um possível contato através de e-mail, acusando que o smartphone será dado de presente para um conhecido.
Lembrando que, o contato via e-mail antes da venda, é proibido pelas políticas do Mercado Livre.
Nem sempre quando um usuário solicita o contato via e-mail no campo de perguntas, caracteriza-se uma suspeita de golpe, no entanto, novamente recordamos; o Mercado Livre proíbe este tipo de prática dentro da plataforma.
Conversamos com um suspeito
Depois de investigar a situação, decidimos presenciá-la. Fomos afundo anunciando um Samsung Galaxy S6 no Mercado Livre, e de praxe, recebemos um convite para contato via e-mail, pois a suposta compradora, queria presenteá-lo para um familiar.
Ao iniciar o contato via e-mail, fomos surpreendidos com a seguinte resposta;
A suspeita responde como se estivesse interessada em adquirir o produto no próprio Mercado Livre.
O que chama atenção é que, a suspeita já havia entrado no link via Mercado Livre, ou seja, não era necessário solicitá-lo novamente via e-mail, o que nos leva à imaginar que não havia somente uma pessoa envolvida, talvez mais pessoas; uma responsável pelo primeiro contato, e outra responsável para prosseguir com a fraude no e-mail.
Enviando o link do produto, recebemos rapidamente a reposta como mostra à imagem abaixo; A suspeita avisa que adicionou R$ 100 ao valor do frete do produto, e exige que ele seja postado até às 16:00, para que chegue rapidamente via SEDEX 10.
Logo em seguida, recebemos outro e-mail idêntico ao e-mail de “felicitações de venda”, enviado toda vez que você vende algum produto no Mercado Livre.
E o que fizemos após a tentativa de fraude?
Primeiramente, procuramos o endereço dos suspeitos que está listado em um dos e-mails. A casa fica em um bairro da grande São Paulo.
Ao suceder a este tipo de fraude, é necessário levar todos os dados para uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Todos os e-mails trocados, além de capturas de tela e tudo o que for sustentável em um processo, podem contribuir para acabar com este tipo de fraude.
O que o Mercado Livre está fazendo para combater este tipo de fraude?
O Mercado Livre tem filtros que combatem à troca de e-mail e telefones via Perguntas, no entanto, o sistema ainda é fraco e não consegue identificar o tipo de ameaça denunciado aqui.
Tentamos contato com o Mercado Livre para tratar sobre o assunto, mas até o momento, não obtivemos resposta. Fica em aberto uma posição da empresa sobre políticas que serão adotas para intensificar o bloqueio de fraudes.
O que devo fazer para não cair neste tipo de fraude?
Simples. Aceita apenas pagamentos via Mercado Pago. O sistema é seguro e garante seu dinheiro de volta, além de protegê-lo também em casos de vendas para compradores fraudulentos.