Reunir grupos de pessoas que possuam interesses em comum para gerar negócios rentáveis é o padrão de qualquer evento. Por isso, neste ano, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) decidiu ir além e fazer do seu tradicional encontro anual — que já está em sua 13ª edição — uma oportunidade de os participantes não apenas fazerem bons acordos comerciais, mas também se reciclarem e se capacitarem sobre questões relacionadas ao mercado.
A Abradilan Conexão Farma, maior evento nacional do setor farmacêutico, ocorre entre 21 e 23 de março, no Expo Center Norte. Em um espaço de 20 mil m2, a associação espera receber mais de 5.000 pessoas diariamente, promovendo contato direto com 95 expositores e movimentando mais de R$200 milhões em negócios.
Além da visitação aos estandes, que divulgarão as últimas novidades do ramo e ofertas preparadas apenas para a ocasião, o público terá acesso a uma programação extensa de debates, palestras e capacitações, que contam com renomados profissionais, como o médico Drauzio Varella (abertura do evento), o filósofo Mario Sergio Cortella e a jornalista e economista Miriam Leitão. Diversos especialistas da área e representantes das principais empresas do setor complementam a experiência de qualificação dos participantes.
“Preparamos o evento para atender três frentes de mercado: geração de negócios; disponibilização de conteúdos técnicos e de desenvolvimento e gestão, com palestras e apresentações; e um espaço especial para atividades sociais e relacionamento. Com isso, faremos um evento completo para o público”, explica o presidente da Associação, Francisco das Chagas Almeida.
Números do mercado
Em um cenário de recessão, o mercado farmacêutico brasileiro é um dos poucos que continua a crescer. No ano passado, o aumento no número de vendas de produtos no Brasil foi de 3,6% em relação a 2015.
Já o faturamento, foi 15% maior, passando de R$72,3 bilhões em 2015 para R$83,3 bilhões em 2016, segundo dados da CloseUp International. E isso foi possível mesmo com o reajuste de mais de 12% no valor dos medicamentos.
Apesar desses ótimos números, o mercado apresentou uma desaceleração nesse mesmo período, mas, segundo informação da CloseUp International, a Abradilan foi destaque positivo, ganhando participação nas redes independentes.
Ao longo de 2016, as vendas de medicamentos por distribuidores cresceram 11,5%. Em relação ao número de unidades de medicamentos vendidos, a alta foi de 7,2% na comparação anual. Os dados são do IMS Health, compilados pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan).
Sobre o evento
O evento receberá profissionais de farmácias de todas as regiões do país, que encontram nessa ocasião uma ótima oportunidade para verem as últimas novidades do mercado, se capacitar e também aproveitar ofertas preparadas apenas para a ocasião.