Você tem o hábito de deixar a luz acesa por muito tempo durante a noite? Muitas pessoas costumam fazer isso, mas nem imaginam o risco que estão correndo.
O fato é que cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, avaliaram cerca de 110 mil mulheres e observaram que aquelas que lidavam com maior luminosidade durante a noite, eram 14% mais propícias a desenvolverem câncer de mama.
A pesquisa foi realizada entre os anos de 1989 e 2013, na qual foram levados em consideração também os fatores de risco relacionados à doença, a fim de se evitar resultados confusos.
Outro ponto da pesquisa que deve ser ressaltado é o fato de que a associação entre a luminosidade e o câncer só existiu em mulheres que já foram fumantes ou que se encontravam na pré-menopausa.
Uma possível explicação para isso seria que a exposição crônica à luz artificial é capaz de alterar o nosso ciclo circadiano, alterando os níveis e o funcionamento de estrogênio e progesterona que, em excesso, podem ocasionar tumores.
Melhores investigações precisam ser consideradas, mas vale a pena se atentar para o fato de que uma fonte de luz pode sim provocar mudanças no funcionamento de nosso organismo.
Fonte: Saude