Negócios

Engenheiros inovam com serviço por assinatura de fotos impressas surpresa

Quem é que não gosta de olhar os álbuns de fotos antigos, da infância, e se lembrar daqueles momentos? Na Era Digital isso não é tão comum, uma vez que, com smartphones, tablets e câmeras, as fotos acabam se acumulando no próprio aparelho ou no computador e se misturando entre outras milhares. Isso sem contar o risco de ter apagadas grandes memórias quando há problemas no armazenamento, com fotos perdidas para sempre.

Apesar de ser mais prático ter as fotos em computadores, muita gente ainda gostaria de guardar álbuns especiais e exibi-los para as próximas gerações.

Foi pensando nisso e acompanhando a onda de produtos por assinatura via internet que os engenheiros mecânicos Raphael Mendonça e Rogério Augusto fundaram a Phosfato, um serviço por assinatura de fotos impressas e mais, surpresa! Isso mesmo, todo mês os assinantes recebem fotos de suas redes sociais cadastradas e são surpreendidos com as escolhas da empresa.  “Os assinantes as recebem em uma embalagem diferenciada, formatos especiais e em papel fotográfico de qualidade. Tudo pensado para criar uma nova experiência e resgatar o valor das memórias. Por isso, nosso negócio não é foto em quantidade e sim, poucas e valiosas memórias por mês”, detalha Rogério.

Com planos a partir de R$ 19,90 já é possível receber seis fotos impressas em casa, com um envelope especial em uma embalagem Origami, que vira um porta-retrato.  Até agora, a Phosfato conta com 600 assinantes, que recebem todo mês sua “fábrica de memórias”, como chamam o serviço.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com Rogério  Augusto, cofundador da Phosfato:  

Como tiveram a  ideia?

Desde o início (2014) estávamos orientados a desenvolver um modelo de negócios de receita recorrente. Então combinamos o interesse pela fotografia com os já conhecidos clubes de assinatura de cervejas, vinhos, cafés, etc. Por que não um clube de assinatura de fotos? E se forem fotos surpresas?

Assim desenhamos a Phosfato para resgatar o valor da fotografia de verdade e trazer um pouco de emoção para o processo atual de revelação.

Hoje sabemos que não fornecemos apenas fotos,  proporcionamos uma experiência ao assinante, por isso somos muito atentos a todas as fases do ciclo do cliente, desde do primeiro contato com a marca, o atendimento, a efetivação da assinatura, performance do sistema, embalagem, qualidade de impressão, etc. Enfim fazemos uma espécie de gestão de sucesso de cada assinante da Phosfato.

Por que o nome Phosfato?

A inspiração veio do composto químico fosfato, que , genericamente falando, é fundamental para as funções vitais, incluindo o bom funcionamento da memória. Além disso: PHOS do latim significa Luz e deu origem a Photograh; FATO é o registro de um momento marcante na história.

Qual foi o investimento inicial e qual é o faturamento atual?

O investimento foi de R$ 70 mil e, apesar do momento ruim que o país vive e dos diversos ajustes que fizemos em nossos sistemas e processos durante o ano, fechamos 2016 com faturamento na ordem dos R$ 75 mil. Agora podemos considerar o nosso modelo de negócios totalmente validado e pronto para a expansão.

Acredita que as fotografias continuarão tendo seu valor nos próximos anos? Por que apostar nelas?

Com certeza! A fotografia física continuará existindo, porém o que já vem mudando são os canais de aquisição e a forma de entregar valor ao cliente.  As pessoas, em geral querem se conectar com suas memórias, relembrar momentos únicos, viagens, conquistas, registrar o crescimento dos filhos e manter a lembrança viva de familiares e amigos.  Elas querem se emocionar e a fotografia revelada ainda tem forte apelo neste processo.

Fotos vêm acompanhadas de um envelope que vira porta-retrato. (Foto: Dani Starck Fotografia)
Fotos vêm acompanhadas de um envelope que vira porta-retrato. (Foto: Dani Starck Fotografia)

Como funciona o cadastro e a seleção de fotos? É exclusivamente online?

Sim, nossa plataforma é exclusivamente online. O assinante faz o cadastro, escolhe um dos planos (Mini Pack, com 6 fotos, Smart Pack, com 9 fotos ou Elephant Pack, 12 fotos) e opta por sincronizar suas fotos do Instagram e Facebook, além de poder fazer upload diretamente da galeria do celular ou computador. Ele ainda tem a opção de descartar as fotos que não quer receber em seus packs mensais.

Uma vez por mês, o sistema realiza uma seleção automática e aleatória e o assinante recebe suas fotos em casa, reveladas em formatos retrô, em uma embalagem especial e dentro de um envelope origami (que se transforma em porta-retrato).

Outra funcionalidade, lançada em dezembro, é a opção de legenda para as fotos. Agora, o assinante pode incluir data, uma mensagem e até o número de curtidas que a foto merece, tudo isso de forma super intuitiva e com um layout diferenciado.

Qual sua dica aos empreendedores que estão iniciando carreira?

Ache o time certo: pessoas com ideais similares, mas com ideias e habilidades diferentes. Outra dica fundamental é proteger a autoconfiança. Empreender é uma tarefa dolorosa e muitas vezes, pessoas próximas poderão minar a confiança e abalar a motivação, sem querer, por pura proteção.

 

Share Button