Negócios

Empresária se destaca com franquia de fast food italiano com opções fitness

Quando falamos em fast food, logo imaginamos grandes sanduíches com andares de carne e recheio. No entanto, o conceito está cada vez mais amplo e se refere aos mais variados ramos da alimentação.

Apaixonada pela gastronomia, a empresária Leonilda Sernado Pirola, a Leo, teve uma ideia ousada e não teve medo de arriscar. Fechou a gráfica da família e decidiu investir em um fast food de massas, em que os clientes podem escolher o tipo e os ingredientes que querem em seus pratos, tudo isso em apenas 3 minutos, e, claro, sem deixar o bom atendimento de lado.

A principal inovação no negócio foi a atenção ao público fitness, que busca uma alimentação mais saudável e que encontra opções no Spaziale Italiano – nome escolhido por Leo para iniciar a franquia.

Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com a Leo Pirola, diretora da Spaziale Italiana:

 

         Como e quando surgiu a ideia?

Até 2015 tínhamos uma gráfica na cidade de Barretos, mas queria alçar novos rumos e ter um outro estilo de desafio. Como sempre gostei de cozinhar, e sempre tive interesse também por toda o estilo de empreendimento no ramo alimentício; abrir um restaurante foi a primeira coisa que pensei. À partir daí (início de 2015) começaram todas as pesquisas de modelo de negócio para um restaurante.

Como as experiências anteriores agregaram ao negócio?

Antes de abrir a Spaziale Italiana eu já era empresária, mas em um ramo completamente diferente. A gráfica em Barretos me ajudou muito em toda base estrutural para gerir um negócio, atendimento ao cliente, e entender que os clientes estão cada vez mais exigentes que sem tempo para esperar os produtos.

Por que decidiu pelo empreendedorismo?

É triste ver que o empreendedorismo é visto de forma quase que negativa no mercado brasileiro, o investidor é tido como o vilão no empresariado, e não a carga tributária. Acredito que empreender se torna muito mais desafiador, e sempre gostei de novos desafios, novos rumos. Decidi então iniciar uma nova marca do zero com um conceito próprio, para que tivesse meu jeito.

Teve algum problema ou situação desagradável por ser mulher neste mercado?

Sempre fui muito  bem respeitada, não sofri nenhum tipo de preconceito por ser mulher. Mas vejo que a mulher ainda precisa se impor um pouco mais para garantir o respeito com quem está trabalhando. Mas nós mulheres temos que nos orgulhar muito por estarmos crescendo no empreendedorismo. Muito ainda precisa ser feito, mas o início já foi dado.

Como funciona seu negócio?

Hoje a Spaziale Italiana é um restaurante fastfood de massas. Mas apesar de ser um “fastfood” e estar dentro de shopping, tentei agregar um conceito diferente desde o primeiro dia de funcionamento da operação. Acredito que o toque feminino fez toda diferença nisso. A Spaziale Italiana preza o olho no olho com o cliente, em nenhum momento o atendimento pode ser frio e mecânico apenas para ser mais rápido. Conseguimos um atendimento exclusivo para todos os cliente, sem prejudicar o pouco tempo que normalmente as pessoas têm para saborear uma refeição.

Quais são os tipos de alimentos oferecidos?

A Spaziale Italiana trabalha hoje com um cardápio bastante variado, com 7 opções de massas (penne, penne sem glúten, penne integral, fusilli, farfalhe, spaghetti e talharim) Spaguetti de pupunha, Nhoque de batata, Pizza e Lasanha (massa tradicional e integral); além dos mais de 30 acompanhamentos que o cliente pode escolher na hora de preparar seu prato, e tudo é feito ali na hora, na frente do cliente. Nosso slogan “Aqui você é o Chef” já apresenta ao cliente que nossos assistentes irão ajudá-lo a preparar seu prato, mas cada sabor, e cada prato preparado terá o toque especial de quem está escolhendo os ingredientes.

Spaziale tem 7 opções de massa e mais de 30 acompanhamentos. (Divulgação)
Spaziale tem 7 opções de massa e mais de 30 acompanhamentos. (Divulgação)

Apesar de estar no ramo de massas, você investiu também em opções mais saudáveis. Por que atender a este público?

Nosso restaurante agrega dois estilos que possuem um peso cultural de não serem saudáveis “FastFood” e “Massas”. Contudo, todos os produtos do nosso cardápio são frescos, não trabalhamos com enlatados, e nos preocupamos com toda qualidade e sabor. Aos poucos fomos implementando os produtos conforme a procura, massa integral, massa sem glúten, e o mais recente, Spaguetti de Pupunha. A procura pela linha fitness tem crescido consideravelmente com a ampliação do cardápio. Conseguimos atingir um público, que quer uma refeição de qualidade, com sabor, não quer sair da dieta e tem pouco tempo. Sem dúvida alguma o modelo de alimentação está mudando, as pessoas estão mais conscientes quanto aos alimentos, desta forma, a Spaziale Italiana abrange todos os públicos.

Qual é o diferencial de seu negócio?

A Spaziale Italiana tem hoje um baixo custo operacional; pode ser operado por baixo número de colaboradores (o que facilita a gestão da empresa). Temos um cardápio variado, mas ao mesmo tempo com ingredientes chaves para montagem dos pratos, diminuindo as perdas. O custo dos nossos pratos são atraentes ao consumidor, a Spaziale Italiana trabalha com pratos à partir de R$ 9,99 a R$ 29,99, o que amplia o público atingido. Nosso tempero também é próprio, é um tempo de família de mais de 20 anos, conseguimos assim, um prato de fast food com sabor de comida caseira.

Por que decidiu franqueá-lo?

Logo que a Spaziale Italiana nasceu, já surgiu a vontade de levar o conceito da marca que estava sendo criada, o atendimento que realizamos e nossos produtos para o maior número de pessoas. Por este motivo, foi feito um estudo de franqueabilidade, ajustamos alguns pontos e iniciamos o processo de formatação. Assim podemos expandir a marca de forma mais rápida mas com bastante solidez.

Qual é o suporte oferecido aos franqueados?

O franqueado vai contar com todo treinamento de gestão, desde a parte financeira, atendimento, preparo dos pratos e receitas, marketing e assessoria na comunicação de sua marca com o público da região. Suporte na escolha do ponto comercial. Projeto arquitetônico e identidade visual. Acesso à produtos próprios e demais fornecedores. Suporte e acompanhamento na atualização do cardápio. Em suma, o franqueado vai contar com um suporte a seu lado o tempo todo para que seu empreendimento cresça de forma sólida, e seu investimento rentabilize.

Quais são os planos para o futuro?

O que vejo é um mercado em constante modificação. As pessoas que saem para se alimentar fora de casa hoje, não tem o mesmo perfil das que tinham este hábito há 20 anos. A Spaziale Italiana tem que estar preparada pra isso, mas sem perder sua principal característica, olho no olho com o cliente, atendimento humanizado. Neste pouco mais de um ano de operação a Spaziale Italiana incluiu diversos itens em seu cardápio de acordo com a necessidade de atender o público, e estamos prontos para nos ajustar de acordo com esta interação.

Qual sua dica às empreendedoras que estão iniciando carreira?

Pesquise muito sobre o mercado que você pretende investir. O Brasil é um país muito rico neste sentido, temos uma gama infinita de opções e uma ampla maioria é aceita pelo público. Pesquise o mercado, pesquise o público que quer atingir e pense nos diferenciais que este público busca. O que seus clientes querem, mas ainda não encontram facilmente no mercado. E foque nisso. Esteja sempre rodeado de empresas sérias, nenhuma empresa, nenhum empreendedor cresce sozinho, mas escolha bem seus parceiros. E empreenda, o Brasil precisa muito de novos empreendedores, só com uma economia ativa, conseguimos melhor o quadro econômico.

Share Button