O PowerTrekk é um carregador de celular portátil, movido a água e criado para ser usado por pessoas que ficam em áreas externas e que passam muito tempo longe da rede elétrica. O dispositivo, com entrada USB, fornece energia instantânea em qualquer lugar a equipamentos eletrônicos, como telefones celulares, iPods, câmeras digitais e GPS.
Os dispositivos eletrônicos são produzidos com cada vez mais recursos o que demanda um consumo maior de energia. Deste modo, o tempo de duração de uma bateria diminui, o que obriga o usuário a levar um carregador e estar dependente de uma tomada.
Para resolver este tipo de problema a empresa sueca Propeller Design AB criou o PowerTrekk, que carrega a bateria de seu dispositivo através da água.
A invenção possui duas funções: pode ser uma bateria portátil ou uma célula de combustível. A bateria portátil pode ser operada por conta própria como uma fonte imediata de energia ou buffer de armazenamento para a célula de combustível que, por sua vez, permite carregamento instantâneo de um estado deflacionado de bateria sem precisar de uma tomada.
O dispositivo usa tecnologia ecologicamente correta de célula de combustível, capaz de converter hidrogênio em eletricidade, de maneira limpa e eficiente. A capacidade de simplesmente inserir um “pacote de combustível”, denominado PowerPukk, e adicionar água oferece aos usuários energia imediata e ilimitada.
Ao contrário dos carregadores solares, a energia da célula de combustível é gerada rapidamente (sem espera do sol) e de maneira confiável, sem sofrer impactos climáticos, posição solar e sem energias que degradam o meio ambiente.
No coração da PowerTrekk está a tecnologia “FuelCellSticker”. Feita a partir de folhas e adesivos, ela forma uma montagem flexível com menos de 2,75 mm de espessura. Uma vez que o combustível de hidrogênio pode ser fornecido de várias fontes alternativas, o sistema é "flexifuel".
A célula de combustível é um sistema completamente passivo. Sem ventiladores ou bombas. De maneira silenciosa ela converte hidrogênio em eletricidade, por meio de sua membrana trocadora de prótons.
O processo químico é seguro, controlável e não causa danos ao meio ambiente, já que o único produto é vapor de água. Para operar, o hidrogênio deve ser fornecido para a célula de combustível, e a célula de combustível deve ser exposta ao ar livre.
O objeto é à prova de chuva, poeira, frio e calor, além de ter o peso e o tamanho adequado para ser transportado. O dispositivo ainda gera dúvidas quanto a autonomia de carga e se o pacote de combustível PowerPukk é reciclável ou se viram lixo eletrônico após uso. Para informações de venda acesse o site.
O PowerTrekk será lançado e vendido em algumas lojas da Europa em setembro deste ano, a um preço recomendado de €199. O combustível, powerpukk, deverá custar €1,99.
Redação CicloVivo