A GENeco, uma empresa inglesa especializada em pesquisas na área de bioenergia, desenvolveu uma técnica que permite aproveitar o esgoto residencial para extrair gás combustível, que pode ser utilizado em veículos.
De acordo com o diretor da companhia, Mohammed Saddiq, a empresa já usava o biogás em sua fábrica. A decisão de estudar a sua utilização como uma alternativa para os combustíveis fósseis em veículos, surgiu para não desperdiçar o excesso de gás.
Com os resíduos captados em 70 casas, eles conseguiram produzir combustível suficiente para abastecer um carro por 17 mil quilômetros. Saddiq garante que o desempenho do carro não é prejudicado e quem o dirige não consegue notar a diferença.
O combustível foi testado em um New Beetle, apelidado de Bio Bug, que está exposto na feira automotiva de Genebra, na Suécia. No país, há mais de 11.500 veículos abastecidos com biogás produzido a partir de restos de comida. Por essa razão, a ideia da GENeco é unir ambos os métodos para a produção de um novo biogás, para torná-lo comercialmente viável.
Com informações da Época Negócios