Tecnologia

Empresa por trás de ‘clone de Minecraft’ é adquirida pela OpenAI

A Global Illumination, empresa responsável pelo jogo aberto Biomes (um clone de Minecraft), foi comprada pela OpenAI, a dona do ChatGPT, conforme anúncio da própria companhia. Segundo o comunicado, a recém-comprada teve toda a sua equipe integrada e passará a “trabalhar no desenvolvimento” dos negócios essenciais da companhia americana – incluindo sua ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa.

Os termos da aquisição não foram discutidos, então é impossível afirmar “quanto” a OpenAI gastou para fechar o negócio. Uma consulta rápida ao Pitchbook nos mostrou que a empresa tem um investidor e cerca de 10 funcionários – incluindo seus três cofundadores: Thomas Dimson, Taylor Gordon e Joey Flynn. Todos agora são funcionários da dona do ChatGPT.

Empresa por trás de ‘clone de Minecraft’ é adquirida pela OpenAI

“[A] Global Illumination é uma empresa que tem aplicado a capacidade da IA na construção de ferramentas criativas, infraestrutura e experiências digitais. O time anteriormente desenvolveu produtos para o Instagram e Facebook, além de fazerem contribuições significativas para o YouTube, Google, Pixar, Riot Games e outras companhias notáveis. Estamos muito empolgados com o impacto que eles trarão à OpenAI.”

A OpenAI vem ocupando o noticiário mais recente devido a algumas manobras e rumores: o primeiro vem da própria empresa – o seu CEO, Sam Altman, recentemente anunciou o lançamento de uma nova criptomoeda chamada “Worldcoin”. Mas a legalidade da moeda vem sendo questionada por reguladores, o que nunca é algo bom de acontecer com o seu produto.

Paralelamente, rumores indicam que a fintech Ripplewood planeja investir US$ 1 bilhão na dona do ChatGPT, mas os termos e benefícios que a empresa tirará disso não foram divulgados nem tampouco comentados em caráter oficial.


Créditos: TecMasters