A companhia Baidu acaba de anunciar uma “smart bike”, um veículo com diversos recursos tecnológicos. Entre as funções, a bicicleta é repleta de sensores que detectam a frequência cardíaca, velocidade e cadência (a taxa na qual o usuário pedala) – o que ajuda a monitorar a saúde do ciclista.
Baidu é uma empresa líder no mercado chinês de buscas online, considerada o “Google da China”. Assim como a companhia norte-americana, ela investe no desenvolvimento de tecnologias “fora da caixa” e o mais recente projeto é a DuBike.
O modelo possui Wi-Fi, GPS e câmera integrados. Das funcionalidades que mais se destacam, chama atenção o guidão com um sistema de navegação interligado com mapa, celular e luzes, que informam qual direção o ciclista deve seguir. Além disso, é possível monitorar quantos quilômetros foram pedalados por dia e compartilhar nas redes sociais.
Foto: DuBike
Há ainda um aplicativo que permite conectar-se com outras pessoas e compartilhar rotas.
O melhor de tudo é que a “magrela” tecnológica possui um dispositivo que converte energia cinética em elétrica para garantir o abastecimento das funcionalidades. A intenção é que o veículo transmita todos os dados via Bluetooth para um aplicativo de smartphone.
Foto: DuBike
O produto é fruto de um projeto do IDL (Instituto de Aprendizagem Profunda), do Baidu, em parceria com a Universidade Tsinghua.
Foto: DuBike
Confira a bike em ação:
Redação CicloVivo