Tecnologia

Em novo acordo, Anatel isenta brasileiros de roaming em viagens ao Chile

Notícia interessante para quem quer viajar ao Chile: brasileiros lá, e chilenos aqui, estão isentos da cobrança de roaming para celular. A proposta veio do Comitê Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e já foi aprovada. O que falta agora, segundo o portal do Ministério das Comunicações (MdC), é a implementação técnica da medida nos dois países.

Roaming”, para os menos técnicos, é o serviço que permite que você continue usando o cartão SIM (“chip”) da sua operadora em outro país. A ideia é evitar que você tenha que gastar com a aquisição de linhas locais. O problema: o roaming é cobrado – e não é pouco: embora o valor seja variável de empresa para empresa, uma ligação em roaming entre Brasil e EUA, por exemplo, pode passar de US$ 3 (R$ 14,27) por minuto.

Imagem: Maxx-Studio/Shutterstock

A nova medida, no entanto, está valendo desde o último dia 25, e altera o artigo 11.25 do Acordo de Livre Comércio firmado entre Brasil e Chile e, segundo o texto, “representa um passo importante na integração” entre os dois países.

Vale ressaltar, no entanto, que a novidade não vale para o Mercosul – ao menos, não ainda, embora a porta esteja aberta para isso. Por ora, o acordo serve apenas aos dois países citados, e outras nações incorrerão cobranças de acordo com a sua operadora.

A boa notícia, no entanto, é que a parceria não vale apenas para chamadas telefônicas, mas também para mensagens de texto e pacotes de dados móveis. Na prática, abrir o seu smartphone em Santiago terá o mesmo efeito de cobrança que se você estivesse em São Paulo, por exemplo.

“Esse benefício é aplicável por um período de até 90 (noventa) dias consecutivos ou de 120 (cento e vinte) dias não-consecutivos em um mesmo ano-calendário. Além disso, é facultado à prestadora acordar com o usuário períodos superiores aos mencionados anteriormente.” – Ministério das Comunicações


Créditos: TecMasters