Tal qual um pokémon, o robô Spot, da Boston Dynamics, evoluiu: em uma recente atualização de sistema, a empresa subsidiária da Hyundai implementou diversas novas funções ao seu principal produto – incluindo uma que permite que o robô canino (“cachorrobô”?) abra portas fechadas por conta própria.
Felizmente, isso ainda não é o início da revolução das máquinas que conspiracionistas imaginam, já que o update também instala um kill switch – um recurso que permite que operadores possam desligar o Spot onde ele estiver, em caráter imediato. A ideia é deixar o robô mais preparado para atividades industriais.
O Spot tornou-se mundialmente conhecido há alguns anos, quando um vídeo da Boston Dynamics o exibiu realizando caminhadas simples sem cair, mesmo com diversas pessoas tentando derrubá-lo. De lá para cá, ele já figurou em diversas peças de divulgação, desde pastoreando ovelhas até dançando ao som de “Do You Love Me” dos Beatles junto de seus irmãos robóticos e imitando o Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones.
Ah, e teve aquela vez em que ele foi integrado ao ChatGPT e…aprendeu a falar.
Disponível para aquisição desde 2020, o Spot é comumente visto em atividades autônomas, como o monitoramento de corredores, inspeção ou exploração de terreno. A nova atualização amplia essa capacidade, implementando também funções como fotografar medidores analógicos – termômetros industriais, relógios de água ou luz, indicadores de pressão, por exemplo – além de usar sua visão computadorizada para conduzir leituras desses medidores por conta própria.
Além disso, funções que já existiam estão sendo aprimoradas, como a capacidade do robô de registrar imagens térmicas ou acústicas. Agora, essas imagens podem ser compartilhadas diretamente com algum centro de controle sem a necessidade de uma interação humana. Antes, o Spot fazia isso, mas armazenava os dados localmente.
Finalmente, o robô agora conta com avisos sonoros para alertar humanos de sua presença e mostrar o que ele está fazendo. Apesar de ser desenhado para operações autônomas, o Spot ainda necessita de acompanhamento direto em certas atividades.
Segundo a Boston Dynamics, hoje já existem cerca de mil unidades do Spot comercializadas em mais de 35 países.
Créditos: TecMasters