PET

E se meu cachorro não me deixa limpar seus dentes?

Nossos cães nos amam muito, mas quando nos veem com algo na mão relacionado à sua higiene, saem correndo. Se seu cachorro não te deixa limpar seus dentes, veja estes conselhos práticos que podem lhe ajudar a conseguir isso.

Conselhos se o cachorro não te deixar limpar seus dentes

Escolha o momento

Já sabemos que os cães muitas vezes precisam que os enganemos para conseguir o que queremos deles. Se seu cachorro não te deixa limpar seus dentes, espere um momento em que ele esteja tranquilo, talvez em seu colo, e comece a acariciá-lo perto da boca.

Depois, você poderá começar a examinar seus dentes, para mais tarde tentar, com uma gaze umedecida, passar a pasta de dentes. Nestas condições, será muito mais fácil.

Escolha como

Há duas formas para escovar os dentes de seu cão. Uma é com uma gaze, e outra com uma escova. O melhor, para começar, e especialmente se o cachorro não deixa limpar os dentes, é o método da gaze.

A gaze cria menos pressão e pode ser mais confortável. É preciso dizer que ela é menos eficaz que a escova, mas para começar a acostumar seu animal ao hábito da higiene bucal, será suficiente.

Se você decidir por uma escova, escolha uma que seja de cerdas suaves e que tenha forma anatômica para se adaptar à forma dos dentes de seu animal de estimação. Assim será mais fácil para ele aceitar o fato de que a limpeza dental vai passar a fazer parte de sua vida.

A pasta

O passo seguinte é a pasta. Talvez seu cachorro não te deixa limpar seus dentes porque o cheiro ou o sabor da pasta de dentes que você comprou são muito fortes.

Lembre-se de nunca usar pastas para pessoas em seu cão. Nos pet shops há uma grande variedade, algumas até sem cheiro ou sabor para que ele aceite com mais facilidade.

A forma

Tenha cuidado com a maneira e a intensidade com a qual você limpa os dentes do cão. Sobretudo se for uma das primeiras vezes. Tente fazer movimentos suaves e não deixe de falar com ele levemente e de acariciá-lo durante a limpeza. Seu animal se sentirá relaxado e na próxima vez estará mais disposto a deixar que você limpe os dentes dele novamente.

Dê um prêmio

Quando os cães se negam a fazer algo, é porque o relacionam com um sentimento negativo. Quando você de escovar os dentes de seu cão, não esqueça de premiá-lo.

Cachorro recebendo prêmio

Dê a ele uma de sua guloseimas preferidas ou um pedaço de comida que ele ame. Assim, ele associará o processo com algo positivo e poderá ser, até mesmo, ele próprio quem vá buscar a escova para trazer até você na próxima vez.

Mime-o

Além de um prêmio físico, um cão precisa de seu reconhecimento para se sentir bem e saber que tem sua aprovação. Dê a ele mimos e palavras de carinho, dizendo que é um bom menino, que se comporta bem e o quanto você o ama. Com certeza seu cão vai agradecer e, da próxima vez, estará mais disposto a mostrar os dentes, no bom sentido é claro.

Agora você já sabe: com paciência e um pouco de psicologia canina, pode conseguir qualquer coisa de seu animal. O esforço, a constância e o carinho são as chaves.


Notícias sobre Pets