PET

É possível um cachorro sentir raiva ou indiferença pelo seu tutor?

Escrito por Escobar Dog

Os cachorros são animais conhecidos como “melhor amigo do homem” e também por sentirem um amor incondicional por seus humanos, colocando até sua própria vida em risco para salvá-los se for preciso.

Porém, isso não é uma regra e podem sim acontecer casos onde o cão não sente afeto pelo seu tutor e algumas vezes o sentimento do animal pode ser até de raiva. Na maioria das vezes, existe algum motivo para esse comportamento do animal.

(Foto: Reprodução / She Knows)

O primeiro caso, e que todos já devem imaginar, é quando o cachorro sofre maus-tratos e negligências, como falta de cuidados e até de alimentação. Como podemos amar uma pessoa que só nos machuca e nos faz mal? Se o cachorro não sabe o que é ser amado, como ele vai devolver amor? Em situações como essa, o animal pode sim desenvolver raiva do seu tutor.

O trauma também pode provocar o sentimento de medo e raiva no cão, impossibilitando que ele sinta amor pelo seu tutor, mesmo que este nunca tenha feito nada de ruim contra o cachorro. É quase como uma reação de estresse pós-traumático. Geralmente costuma acontecer em situações específicas, o animal tem raiva apenas de homens, ou só de mulheres ou até apenas de crianças.

(Foto: Reprodução / Petful)

Se o animal tiver sofrido maus-tratos ou tiver sido agredido quando era mais novo, principalmente nos primeiros seis meses de vida, ele pode carregar o trauma daquela agressão por muito tempo. Se ele tiver sido machucado por um homem, pode ser que ele tenha raiva ou não queira se socializar com nenhum homem, se a causadora do trauma for uma mulher, o cão poderá não querer conviver com nenhuma mulher, e o mesmo acontece se uma criança tiver feito algo com o animal que o marque de forma ruim.

(Foto: Reprodução / npr.org)

No caso desses traumas, o cão pode sentir raiva ou não querer conviver com pessoas específicas apenas por medo do que sofreu no passado.

Outra situação, pouco comentada, que pode causar não raiva, mas uma forte indiferença ou falta de amor por parte do cão para o seu humano, é a falta de atenção e carinho do humano com o animal. Nós já comentamos que os cachorros precisam de muita atenção, carinho e cuidado para ter uma conexão com o seu humano e para ser mais feliz. Sem isso, você pode despertar apenas indiferença no animal.

Fonte: The Independent UK / The Conversation / Professor Nicholas Dodman


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog