Buscando uma solução para melhorar a qualidade do ar em Pequim, o designer holandês Daan Roosegaarde desenvolveu um aspirador eletrônico capaz de remover a poluição atmosférica. O eficiente dispositivo poderá ser usado nos grandes centros urbanos para melhorar a qualidade de vida e o bem estar das pessoas.
O aspirador conta com um sistema composto por bobinas de cobre, que devem ser enterradas numa área aberta. A partir daí, as bobinas “puxam” o material particulado até a parte interna do dispositivo, e o sistema forma um vácuo de ar limpo com extensão de até 190 metros de diâmetro. Depois de ser sugada pelo equipamento, a poluição é descartada, sem causar novos danos ao planeta.
O estopim para a criação do dispositivo foi uma recente viagem à capital chinesa, quando o holandês ficou chocado com as nuvens de poluição. “Você pode purificar o ar, e então, respirá-lo novamente”, declarou o inventor ao Deezen, durante a Semana de Design da Dinamarca, realizada em Eindhoven. “A máquina é capaz de criar espaços de até 60 metros de ar puro, permitindo que as pessoas possam ver o sol novamente”, completou Roosegaarde.
Foto: Niki-Photography/Flickr
A previsão é de que o aspirador de poluição seja adotado em Pequim até abril de 2015, quando terminarem os testes de aprimoramento. Até lá, o dispositivo será instalado em um parque da capital chinesa.
Embora o dispositivo criado por Roosengaarde não retire, de uma vez por todas, a poluição do ar, a invenção é uma alternativa eficiente de mitigação dos gases poluentes, diminuindo o índice de doenças respiratórias e outros problemas ocasionados pelos altos níveis de poluentes nos grandes centros urbanos.
Redação CicloVivo