Vida Sustentável

Dicas sustentáveis para manter a pele saudável no verão

Escrito por Forbiddeen

Com a maior incidência dos raios solares e as temperaturas em alta, muitas pessoas acabam tendo problemas, como manchas, descamações e coceiras.

O verão é uma das épocas do ano em que a pele sofre muitos danos. Com a maior incidência dos raios solares e as temperaturas em alta, muitas pessoas acabam tendo problemas, como manchas, descamações e coceiras. Veja as dicas para driblar estes incômodos:

Hidratante natural

No verão, a maior parte dos incômodos na pele é causada pelo ressecamento. Para acabar com o problema, você pode preparar um hidratante natural, elaborado em casa com produtos simples.  A mesma receita também pode ser aplicada em forma de máscara facial.

Misture um copo de iogurte natural, uma colher de mel e uma colher de óleo de amêndoas. Depois de mexer bem, o hidratante caseiro está pronto. Aplique por todo o corpo e priorize as partes que possam ter sofrido irritações, como coceiras e descamações causadas pela exposição ao sol. Se for usar a mistura como máscara facial, deixe agir por 15 minutos e lave o rosto com bastante água.

Filtro solar caseiro para emergências

Sem dúvida, a maneira mais eficaz de manter a pele saudável nos dias de verão é utilizar o protetor, que inibe a incidência dos raios solares sobre a pele. Indicado para situações de emergência, o bloqueador solar caseiro não deve substituir a versão industrializada, mas pode ser uma barreira eficiente de proteção contra o sol nas férias.

Para elaborar o filtro solar caseiro, você vai precisar de uma pomada para assaduras e um óleo infantil. Em um recipiente, mexa bem os dois produtos. Feito isso, a mistura já pode ser aplicada na pele. Mas atenção: por ser mais espessa do que a versão industrializada, a versão caseira não é invisível. Além disso, o protetor é indicado apenas para situações de emergência.

Repelente natural

As pessoas que têm alergia às picadas de insetos sabem o incômodo causado pelos pernilongos e os danos que a coceira causa na pele. Por isso, a melhor maneira é afastar os mosquitos o mais rápido possível.

Uma saída natural para eliminar os pernilongos no verão é acender velas de citronela nos cômodos da casa. Como a maior parte das pessoas não tem a vela em casa, também é possível queimar as cascas de uma laranja, que também possui a propriedade. Outro truque para afastar os mosquitos é passar vinagre nos vidros das janelas, pois o cheiro da substância irrita os insetos.

E o que fazer se você já levou a picada? Primeiro, tente se concentrar para não irritar mais ainda o local afetado. Utilize gelo para desinchar, e, com cuidado, esfregue sabonete no local.

Redação CicloVivo

Sobre o Autor

Forbiddeen