PET

Dicas de como ajudar um cão obeso a ser mais saudável

Escrito por Escobar Dog

Assim como acontece com as pessoas, infelizmente, há cada vez mais animais com excesso de peso. A boa notícia é que podemos ajudar um cão obeso a ser mais saudável através de exercícios e de uma alimentação adequada. Saiba mais sobre esse assunto no artigo de hoje

Dicas de como ajudar um cão obeso

Além de se tratar de uma questão estética ou externa, um cão deve estar em seu peso ideal para evitar determinadas doenças, entre elas diabetes, artrite, hipertensão, problemas hepáticos ou cardíacos. As duas principais causas de obesidade nos animais de estimação são o sedentarismo e aquelas guloseimas extras que damos para eles.

Levar o nosso cão para fazer as suas necessidades e voltar para casa em cinco minutos ou oferecer-lhe as sobras da mesa ou da comida todas as vezes que quiser, podem provocar o aumento de peso. Com o tempo, vai se tornando cada vez mais difícil perder aqueles quilinhos a mais.

É claro que, para podermos ajudar um cão que sofre de obesidade, precisamos primeiro mudar determinados hábitos, como proprietários e donos, já que o exercício praticado pelo nosso animal de estimação pode nos beneficiar também.

Uma das perguntas que devemos nos fazer quando o nosso bichinho de estimação está sofrendo de sobrepeso é se ele tem que comer menos ou fazer mais exercício. Embora ambas as mudanças sejam recomendáveis, a verdade é que reduzir a ingestão de comida, e manter o mesmo nível de atividade física, é a maneira a mais eficaz de conseguir isso.

Dicas para ajudar um cachorro obeso

Porque sabemos muito bem que nem tudo que parece ser fácil, realmente é. Por essa razão, e muito além da teoria, é fundamental pôr mãos à obra se nós desejamos que o nosso animal de estimação diminua de peso.

  1. Determine o seu grau de obesidade

Olhe bem para o seu cão e tente perceber se ele está realmente obeso; nós sabemos que para você ele é o cãozinho mais bonito do mundo, mas você deve ser sincera para podermos ajudar-lhe. Consegue ver a olho nu as costelas, a coluna vertebral e as escápulas? Se a resposta for negativa, isso é bom, porque significa que ele não está desnutrido.

cão obeso

Você consegue sentir com facilidade aquelas mesmas áreas? Se a resposta também for negativa então significa que o nosso amado cãozinho está com sobrepeso. Você também pode pesá-lo e consultar o veterinário sobre os padrões normais de acordo com sua raça, tamanho ou idade.

  1. Ofereça ao animal menos comida

O veterinário pode te ajudar nesse caso a desenvolver um planejamento alimentar de acordo com a suas necessidades: que o alimenta e que evite, ao mesmo tempo, que ele consuma gorduras ou carboidratos.

Os Pet Shops vendem rações com poucas calorias, que são ideais para esses casos.

ração para cão obeso

Se você própria costuma preparar a comida do seu bichinho de estimação, certifique-se de adicionar alguns legumes cozidos. Lembre-se de consultar um especialista, de modo que ele diga a você quais são os mais indicados, sobretudo, tenha cuidado com a quantidade e a ingestão diária.

O recomendável é que o seu cão coma um pouco pela manhã e mais um pouco à tarde ou à noite. Em outros momentos do dia, você não deve oferecer nenhum petisco nem as sobras do seu prato.

  1. Leve-o para fazer exercícios físicos

É claro que você pode fazer exercício com o seu animal de estimação. Dessa forma, ambos irão aproveitar da atividade física, principalmente ao ar livre. Não é necessário ter muito tempo livre; 20 minutos de caminhada ao dia é suficiente.

cão com obesidade

Se você puder, reserve um ou dois dias na semana para que o seu animal tenha que brincar correndo. Por exemplo, para procurar uma bola ou um graveto.

Tenha muito cuidado para não exigir muito dele. Você não deve se esquecer que, quando um cão é obeso, o seu coração precisa trabalhar mais. Por isso, é provável que ele fique mais agitado ou se canse mais rápido.

  1. Monitore a sua evolução

Por fim, outra maneira de ajudar um cão obeso, como não poderia ser de outra maneira, é o fato de ser constante e de se comprometer com uma meta.

cão obeso

Você pode manter um diário ou uma agenda para anotar quantos quilos ele pesava no início do tratamento, a quantidade de exercício que realiza todos os dias, as mudanças em sua constituição física, etc.

Se possível, pese o seu bichinho uma vez por semana e preste muita atenção em como o animal se sente. Se ele parece cansado ou sem energia; triste ou deprimido; feliz ou predisposto a se exercitar, etc.

Portanto, talvez no início você irá observar que está um pouco mais nervoso, porque você não está dando comida o tempo todo ou porque ele está ingerindo menos alimentos. No entanto, gradualmente, ele vai se acostumar com as mudanças.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog