Tecnologia

Designers norte-americanos projetam bolsa solar que purifica água

Escrito por Forbiddeen

A utilização de raios UV para a purificação da água é uma alternativa eficiente para regiões em que o saneamento é precário. A partir desta opção, os designers norte-americanos Ryan Lynch e Marcus Triest criaram uma bolsa capaz de limpar água.

A utilização de raios ultravioleta para a purificação da água é uma alternativa eficiente para regiões em que a estrutura de saneamento é precária. A partir desta opção, os designers norte-americanos Ryan Lynch e Marcus Triest criaram uma bolsa capaz de limpar água.

Os raios UV conseguem matar os vírus e bactérias, que acabam gerando risco às pessoas que ingerem o líquido contaminado. Esta poluição é um dos grandes problemas da África, por exemplo, onde a ingestão de água suja mata mais do que a violência.

A criação, apelidada de Solar Bag, é uma opção prática para solucionar, ao menos, parte dos problemas enfrentados pela população que não têm acesso à estrutura de saneamento básico.

O funcionamento é simples: basta encher a bolsa com 2,5 litros de água e deixá-la sobre os ombros, para que a força do sol incida e faça o trabalho de purificação. Segundo os criadores, o projeto considera a dificuldade de pessoas que são obrigadas a caminhar durante horas, sob o sol, para ter acesso à água, mesmo que seja poluída.

A bolsa é feita a partir de polietileno de alta clareza, utilizado para maximizar a passagem dos raios UV, enquanto no lado traseiro da Bag Solar é usado polietileno preto, que reflete os raios de volta, para aquecer ainda mais a água e assim acelerar o processo de purificação. Em até seis horas todo o líquido armazenado é purificado.

Outro benefício do sistema é o baixo custo. A estimativa de Lynch e Triest é de que as bolsas custem US$ 5 ou menos, de acordo com a escala de produção. Elas também podem ser fabricadas localmente, de acordo com a necessidade, fator que reduz os gastos e as emissões de gases de efeito estufa gerados pelo transporte. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo

Sobre o Autor

Forbiddeen