Mobilidade

Curitiba sedia 3º Fórum Mundial da Bicicleta

O evento reúne debates com especialistas nacionais e internacionais de áreas como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo.

Neste fim de semana, a capital do Paraná recebe o 3º Fórum Mundial da Bicicleta – A cidade em equilíbrio. O evento começou na última quinta-feira (13) e vai até o domingo (16).

Para que o evento pudesse ser realizado, os organizadores colocaram o projeto no site de financiamento colaborativo Catarse. A ideia era que o evento pudesse receber apoio coletivo – e deu certo. A captação de recursos, tanto para custear as passagens áreas quanto as despesas operacionais, foi concluída no início de novembro de 2013. 

A primeira edição do fórum ocorreu há dois anos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Na época, ciclistas foram atropelados intencionalmente por um funcionário do Banco Central. O trágico acontecimento chamou atenção de pessoas de todo o mundo, gerou debates a respeito da segurança de quem usa a bicicleta como meio de transporte e motivou uma segunda edição na capital gaúcha no ano seguinte.

Desta vez, o evento acontece em Curitiba, no Paraná, e reúne debates com especialistas nacionais e internacionais de áreas como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo. 

O objetivo desta edição é tratar sobre o planejamento urbano voltado para as pessoas e espaços de convivência onde todos os agentes do trânsito possam compartilhar. “Não é apenas um evento para ciclistas, mas sim, para toda a população. É preciso discutir, pensar e planejar soluções para que bicicletas, pedestres e motoristas possam conviver. E quanto mais cabeças pensantes, melhor”, afirma Vinicius Brand, um dos organizadores, no site do Catarse.

Com o apoio da prefeitura, o evento ainda conta com oficinas, painéis, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira, reuniões, escolas de bicicletas. Mesmo os que não se inscreveram previamente podem participar das atividades, que acontecem simultaneamente no Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial de Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer. Confira a programação completa aqui.

Redação CicloVivo