PET

Cor da zebra: o animal com a pelagem mais curiosa

Escrito por Escobar Dog

A zebra é um dos animais africanos mais conhecidos: sua pele com listras brancas e pretas a torna única. Mas… qual é a cor da zebra? Elas são brancas com listras pretas, ou pretas com listras brancas? Esta e outras perguntas nós responderemos abaixo.

Características da zebra

A zebra é um equino, isto é, faz parte da família dos cavalos e burros. Quando falamos de zebras, estamos falando de três espécies diferentes de animais, que têm pelagens listradas em comum: a zebra comum, a zebra da montanha e a zebra de Grevy.

Como são três espécies diferentes, cada uma tem suas próprias características, assim como o padrão listrado de seu corpo.

Além disso, assim como acontece com os cavalos e outros equinos, também apresentam um comportamento diferente de acordo com a espécie.

As três espécies são menores que os cavalos: a zebra de Grevy, por exemplo, chega a 1,5 metro de altura em cruz e pesa quase 400 quilos.

Como o restante dos equinos, elas têm pernas longas e orelhas grandes: podem movê-las em todas as direções e têm uma audição bastante desenvolvida.

São animais herbívoros, que se alimentam apenas de grama e folhas. Alimentam-se especialmente de manhã e durante a tarde, e depois descansam e ficam alertas durante a parte central do dia.

Diferentes espécies de zebras precisam de diferentes quantidades de água, especialmente durante a estação seca. 

A zebra da montanha sobe para locais mais altos, mais frios e com chuvas mais frequentes, enquanto a zebra comum e Grevy migram pelo continente africano em busca de rios ou fontes de água.

Habitat da zebra

As zebras vivem na savana, um ecossistema complexo com grandes extensões de grama alta, muitos arbustos e poucas árvores.

A zebra da montanha está acostumada a viver em terrenos íngremes, enquanto as outras duas vivem nas planícies.

Todas as zebras vivem no continente africano. Quase todas se concentram no sul e no leste da África, embora haja pequenos grupos nas planícies do Quênia, que estão quase no centro do continente.

Sabe-se que há séculos elas tinham um território muito mais extenso, mas recuaram para suas posições habituais. Todas as espécies de zebras estão em perigo de extinção, devido principalmente a dois problemas:

  1. A caça por sua pele. Uma das espécies de zebra, a quaga, se extinguiu no início do século 19 por esse mesmo motivo.
  2. Grandes fazendas de gado, que destroem seu habitat ou as fazem competir por comida.

Comportamento da zebra

As zebras vivem em pequenos grupos formados por várias fêmeas, filhotes e um macho forte. 

Há muitos machos sem grupos que são considerados nômades, embora ao longo da vida possam ser integrados em alguma “família”.

zebras na savana africana

Em tempos de falta de alimento ou abundância de predadores, vários grupos podem se unir para formar grandes grupos de centenas de animais.

Desta forma, com tantos animais listrados juntos, é possível confundir os leões, que não podem escolher uma única zebra para atacar. Entretanto, quando a situação se normaliza eles se subdividem novamente.

Eles são animais sociais que estão sempre alertas para se protegerem de ameaças. Dormem em pé e se revezam durante a noite, embora ao meio-dia possam se deitar: colocam-se em pares, cada um olhando em uma direção.

A cor da zebra: preta com listras brancas? Branca com listras pretas?

Depois de muitas discussões, os biólogos chegaram à seguinte conclusão sobre a cor da zebra: são pretas com listras brancas. Eles decidiram isso depois de fazer estas observações:

  • Os fetos são pretos e desenvolvem listras brancas pouco antes do nascimento.
  • O quaga só tinha listras no pescoço e nas patas dianteiras, enquanto todo seu lombo era de cor escura.
  • Uma zebra preta com manchas brancas, ao invés de listras, foi descoberta.
  • Listras brancas crescem com o corpo: quanto mais velho o animal, maiores as listras.
  • Quando há muito espaço preto sem listras brancas, um raio secundário aparece em tons marrons.

As zebras são parentes próximas dos jumentos e dos cavalos, embora nunca tenham sido domesticadas. Mais importante que a cor da zebra é saber que elas estão em perigo de extinção devido à caça.

Sua pele e listras únicas são cobiçadas, embora existam grandes grupos vivendo em parques protegidos. Por isso, os biólogos que cuidam delas estão otimistas.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog