PET

Constipação em cães

A constipação, ou prisão de ventre, é um problema muito comum que afeta nossos cães. Pode aparecer por múltiplos fatores, e a observação é a melhor maneira de identificar o problema.

Vale destacar que alguns donos não dão muita importância para a periodicidade da evacuação de seus cães, porém, como geralmente acontece com qualquer condição médica, a detecção precoce evita complicações maiores.

O que causa a constipação em cães

As causas mais comuns da constipação em cães são:

  1. Ingestão de objetos estranhos. Como, por exemplo, a ingestão de ossos, objetos e até de pelos.
  2. Pouca água. Assim como ocorre com as pessoas, a ingestão insuficiente de água é uma das principais causas da constipação.
  3. Consumo excessivo de fibrasAlguns alimentos para cães contêm muita fibra. Dependendo do seu sistema digestivo, isso poderá causar constipação no animal.
  4. Os intestinos requerem movimento para o trabalho. Se o cão for sedentário, possivelmente apresentará problemas para evacuar.

Existem outras razões mais complexas relacionadas a doenças ou condições biológicas. Por exemplo, obstrução intestinal, que pode ocorrer devido a um processo digestivo ou à ingestão de algum elemento estranho. Muitas vezes nossos animais de estimação levam à boca, e até mesmo engolem, todos os tipos de objetos.

Outra doença semelhante pode ser a paralisia intestinal. As experiências traumáticas ou mudanças na rotina também são causas de prisão de ventre. Até mesmo alguns desequilíbrios hormonais e a falta de alguns minerais estão associadas à constipação em cães. Por exemplo, a deficiência de cálcio.

Nos cães adultos, a constipação pode ser normal, também uma consequência da velhice. Em alguns deles, observou-se que o processo digestivo muda com a idade. Eles acham difícil digerir certos alimentos que costumavam comer sem problemas. A alimentação natural é sempre a melhor.

Nestes casos, é importante avaliar o apetite do animal. Se ele apresenta desinteresse em relação a certos alimentos ou desconforto depois de ingeri-los, é aconselhável visitar o veterinário.

Cachorro doente

Sintomas de constipação em cães

Na maioria dos cães, sintomas semelhantes podem ser observados antes da constipação:

  1. Pouca ou nenhuma evacuação. O principal sintoma é que o animal não evacua. Ou quando o faz, faz em pequenas quantidades e as fezes são muito duras, como bolinhas.
  2. Esforço excessivo para evacuar. O esforço pode ser acompanhado de gemido ou choro.
  3. Estômago rígido. A dureza do estômago pode indicar problemas de constipação. Assim como uma inflamação de cólon.
  4. Desânimo e falta de apetite. Quando a constipação é aguda, os cães ficam deprimidos.
  5. Vômito. Alguns animais apresentam vômitos ocasionais. Isso ocorre porque o organismo tenta aliviar o corpo de alguma forma.

 Como evitar a constipação

  1. Dieta equilibrada. Atualmente, a alimentação natural para cães é muito difundida por seus benefícios. Um desses benefícios é que uma dieta equilibrada melhora o sistema digestivo do animal e previne a constipação.
  2. Controle do consumo de água. É importante que os proprietários monitorem constantemente o consumo de água. Beber água constantemente também deve ser um hábito dos animais.
  3. De acordo com sua raça, condição e possibilidades, os cães devem se exercitar. A caminhada diária é importante para o movimento dos intestinos.
  4. Visite o especialista ao notar qualquer anomalia. Você precisará recorrer ao veterinário quando perceber que o seu cão está constipado por mais de dois dias.

Lembre-se de que nos casos de dor, febre ou inatividade do animal, você não deve hesitar em consultar um especialista imediatamente. Esses sintomas podem indicar mais complicações, lembre-se de que sempre é melhor prevenir.

 Algumas recomendações

  • Para saber se o animal está constipado, é importante ver a quantidade e a condição das fezes evacuadas. Isso inclui cor, textura e cheiro.
  • As fezes de um animal constipado são muito escuras. Elas são pequenas, duras e separadas. Se estamos acostumados a criar outros animais de estimação, veremos que as fezes do nosso cão constipado se assemelharão às de um coelho.
  • Além disso, esteja ciente da presença de muco, comida não digerida e de sangue nas fezes. Este último é uma situação comum diante do esforço feito para evacuar.
  • Cães constipados podem parecer inchados e não apenas na região do estômago. Esta situação também pode ocorrer com os olhos e as extremidades.

Os cães podem se tornar irritadiços ​​sem razão aparente. Alguns cães também podem começar a perder peso devido à falta de apetite e a outros distúrbios gastrointestinais. 


Notícias sobre Pets