Negócios

Conheça os principais receios das pessoas em investir em criptomoedas

Escrito por Forbiddeen

Investir nas tão faladas criptomoedas pode ser algo bastante chamativo, e até bastante rentável. Porém, apostar no Bitcoin, por exemplo, pode gerar receios, dúvidas e medo nas pessoas. Por se tratar de algo novo, que nem está regulamentado em alguns países, investir em moedas virtuais pode ser considerado um risco.

No texto a seguir, destacaremos os principais receios que a pessoas tem na hora de investir em criptomoedas. Um panorama completo sobre o que pensam e como agem os novos investidores deste segmento, que, de fato, não para de crescer.

Ideia principal do post é mostrar para quem curte essas moedas quem deseja investir ou quem já investe quais os principais riscos do mercado para quem aposta nas moedas virtuais.

Desconhecer o mercado

O principal receio de quem opta por investir em criptomoedas é a falta de informação e de conhecimento sobre o mercado. Por se tratar de algo novo, a maior parte do público ainda desconhece as informações sobre esse investimento.

Segundo especialistas, a primeira dica para o sucesso no investimento é entender o funcionamento do mercado, tendo em vista a ideia muito clara de que Bitcoins são ativos gerado por computadores.

Instabilidade

Outro risco bastante sentido e pensado por investidores de moedas virtuais é a instabilidade do mercado. Uma criptomoeda possui uma variação grande, podendo subir 10% hoje e descer 15% amanhã, portanto, bastante instável.

Segundo especialistas em econômica, as criptomoedas não são investimentos indicados para quem não tem coragem de assumir riscos. Pessoas que estão acostumadas a investir em ações na Bolsa de Valores, por exemplo, podem se dar bem com as criptomoedas.

Avaliação de riscos

Muitos dos que pretendem iniciar no investimento em moedas virtuais se assustam quando se veem de frente com os riscos que o negócio apresenta e acabam desistindo.

A ideia, segundo especialistas, é começar investindo pouco, para você ter um tempo de avaliar o riscos reais do negócio. Recomenda-se começar investindo pouco dinheiro, como por exemplo com a compra de frações de bitcoins.

Medos e dúvidas sobre leis e regulamentação

Outro fator que causa muito receio em quem pretende investir em criptomoedas é a falta de regulamentação e de fiscalização em cima deste segmento do mercado de investimentos. Outros tipos de investimentos são fiscalizadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo.

Falta de segurança

Pouca gente sabe, mas quem decide começar a investir nas moedas virtuais se vê de frente com algo que assusta muito: neste tipo de investimento, há a possibilidade de roubo de carteiras com o dinheiro virtual. Sim, feito a partir de ataque de hackers, o roubo é outro dos motivos que afastam possíveis investidores.

Taxação muito alta

O custo das transações e as taxas do mercado de criptomoedas, bem mais altas que em outros tipos de investimentos, também costuma causar bastante receio nos futuros investidores. Para investir em Bitcoins, por exemplo, há taxas que podem variar conforme “exchanges”, tipos de corretoras.

Onde posso comprar criptomoedas com segurança?

Muita gente até pensa em começar a investir em criptomoedas, mas acabam não sabendo nem por onde começar. Muitos ficam travados e se perguntam aonde conseguem comprar este tipo de moeda com segurança.

Sobre o Autor

Forbiddeen