PET

Conheça o Pet de Rua, projeto que doa casinhas para cães abandonados

Mariana Guidi Kulicz, de 22 anos, costuma vender artesanato com a sua mãe em uma praça da cidade onde ela mora, Ibitinga, em São Paulo. Um dia, enquanto vendia seus artesanatos, ela viu uma cadela mancando pela praça.

O animal, sem raça definida, estava magro, com frio, com fome e aparentava estar sentindo dor. Ele ficou por perto da família de Mariana e ela acabou dando um pouco de sua comida para o cão.

O Projeto Pet de Rua constrói casinhas de caixa de leite e doa para cães que vivem nas ruas. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

Porém, na hora de ir embora, Mariana, que sempre foi apaixonada por animais, começou a chorar, pois não queria deixar a cadela ali sozinha nas péssimas condições em que ela se encontrava.

Apesar de já ter dez animais em casa, a maioria resgatado de maus-tratos, Mariana conseguiu levar a cadela, que recebeu o nome de Nina, para sua casa. A cadela foi levada ao veterinário e recebeu os cuidados necessários. Porém, por ser de porte grande, Nina teve que ficar na parte externa da casa.

As casinhas são colocadas em preças e locais onde costumam circular cães abandonados. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

Nina estava com uma inflamação na pata e tinha muita febre, por conta disso, mesmo com os cobertores e colchão que ganhou, ela ainda sentia muito frio. Infelizmente, naquele momento não era possível comprar uma casinha para Nina, pois ela havia chegado de surpresa e casinha para cães de porte grande costumam custar muito caro.

Então, para não deixar a cadelinha passando frio, Mariana decidiu colocar em prática o seu dom de artesã, herdado de sua mãe, e construiu uma casinha para Nina.

O plástico no teto da casinha ajuda a proteger das chuvas. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

Mariana pesquisou da internet materiais e como fazer a casinha e encontrou a caixa de leite como melhor opção, pois como esse material é composto por seis camadas prensadas de papel cartão, plástico e alumínio ele é resistente e ainda se adapta ao clima, mantendo a casinha quente quando está frio e deixando ela mais fria quando está calor.

Mariana conseguiu as caixas de leite e fez a casinha de Nina com bastante sucesso. Daí então, como sempre teve o desejo de ajudar animais abandonados, Mariana decidiu construir e distribuir casinhas de caixa de leite para cães que vivem nas ruas.

Juntamente com as casinhas são colocadas plaquinhas pedindo a ajuda da sociedade para que mantenham os abrigos. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

A jovem dividiu sua ideia com alguns amigos que toparam ajudar e assim surgiu o Projeto Pet de Rua, que tem como prioridade ajudar os animais que vivem abandonados nas ruas sem receber a ajuda de ninguém.

Para fazer uma casinha de porte médio a grande, que geralmente são os tamanhos dos animais abandonados que vivem nas ruas, é necessário uma média de 150 caixinhas.

A equipe do Projeto Pet de Rua é formada por 9 pessoas. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

O Projeto Pet de Rua já fez a doação de duas casinhas, a primeira foi colocada na praça onde a Nina foi resgatada, e está construindo a terceira casinha de caixa de leite.

Atualmente formado por uma equipe de nove pessoas, a intenção do Projeto Pet de Rua é se tornar uma ONG para conseguir ajudar ainda mais animais.

A intenção do Projeto Pet de Rua é ajudar os cães que vivem abandonados nas ruas. (Foto: Reprodução / Projeto Pet de Rua)

Para quem quiser fazer doações de caixas de leite para o Projeto Pet de Rua, bastante entrar em contato com a Mariana através da página oficial do projeto no Facebook ou enviar um e-mail para projetopetderua@gmail.com .


Notícias sobre Pets