Meio Ambiente

Conheça o mestre do disfarce da natureza: o bicho-folha

Escrito por Ana Dalila

[ad_1]

Quando você pensa que já viu tudo, a natureza vai lá e te surpreende. As espécies animais e vegetais existentes são tão infinitas e belas que é impossível não se encantar com novas descobertas. Mas imagine uma espécie em que você até se confunde se é bicho ou planta. Estamos falando do bicho-folha.

O bicho-folha é um inseto que imita uma folha de árvore, o que o ajuda a confundir seus predadores. Da família dos tetigonídeos, algumas espécies são tão perfeitas que até  parecem ter sido parcialmente roídas por insetos ou manchadas por fungos: é incrível.

Outra coisa que confunde seus predadores está na maneira de andar. O inseto balança seu corpo para frente e para trás, semelhante a uma folha flutuando. Esse sabe se camuflar direitinho.

Mas nem todas as espécies se assemelham a folhas. Algumas parecem mais com cascas, lascas de árvore e até líquens. Veja o vídeo e algumas fotos do inseto.

Leaf Insect. Phyllium giganteum, leaf insect walking leave Leaf insect close up Photo of Phyllium giganteum or giant leaf bug on leaf Leaf insectsLeaf insect close upleaf insect

Todas as fotos: iStock by GettyImages

Redação CicloVivo

(110)

[ad_2]

Sobre o Autor

Ana Dalila