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Conheça a história de Reinaldo Zanon: o milionário por trás do mito de que empresa familiar não dá certo

A gestão familiar de uma empresa costuma despertar opiniões controversas. No Brasil, mais de 90% das empresas são familiares, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Deste número, apenas 50% conseguem sobreviver na 2ª geração e apenas 5% conseguem ter continuidade quando a 3ª geração assume. Os dados se dão por falta de interesse no ramo, falta de preparo, entre outros fatores.

Tratando-se de sucessão familiar, a tarefa de fazer a empresa crescer também não é fácil. Segundo Lucas Atanázio Vetorasso, diretor e consultor da Teaser Franchising, o chamado “herdeirismo” que define empresas com problemas de gestão causados por falta de interesse do sucessor, é hoje responsável por um grande percentual de mortalidade empresarial.

De acordo com o consultor, o responsável pela sucessão da empresa deve conseguir, sobretudo, o respeito dos colaboradores mais antigos e, claro, se dedicar totalmente para que o negócio progrida e saia da estagnação. “Os sucessores realmente dedicados atualizam o negócio, agregando valor e conhecimentos contemporâneos. É esta nova cara de dedicação, resiliência e mais estratégias que levam novos horizontes à empresa, aumentam seu leque de atuação e multiplicando o sucesso do antecessor”, explica Lucas. Dependendo do pulso do gestor, falta de disciplina com os lucros pode ser um fator crítico. Um dos conselhos é que empresas familiares contem com colaboradores de fora da família.

Um exemplo de sucesso e inovação, é a história de Reinaldo Barbosa Zanon, que com apenas 33 anos é fundador do Grupo Zanon – holding de franquias multissetorial que detém quatro marcas: Seguralta, Los Cabrones Mexicano, Franquia da Pizza e Derma Nail. Juntas essas empresas somam mais de 800 franqueados em todo o país e um faturamento de cerca de R$ 245 milhões.

O empresário que herdou de seu pai, Reinaldo Zanon Filho, a primeira marca do Grupo, a Seguralta Corretora de Seguros (fundada em 1968), começou cedo, aos 18 anos, e desmistificou o tabu de que empresa e sucessão familiar não dão certo.

Nesta época, mesmo com a experiência que estava obtendo na Seguralta, Reinaldo queria algo mais, que ajudasse a Seguralta crescer e que acabasse de uma vez por todas com o preconceito de algumas pessoas por ele ser filho do dono. Aos 24 anos, ingressou em uma multinacional e com bastante empenho e determinação conquistou espaço na equipe de expansão global, onde foi responsável por recrutar e supervisionar uma rede com mais de 500 pessoas. Toda essa expertise adquirida nesta outra empresa, trouxe novas visões para a Seguralta.

Quando ele decidiu se unir ao seu irmão, Luis Gustavo Zanon, de 31 anos, a empresa deslanchou. Os irmãos assumiram o comando da companhia e Reinaldo decidiu expandir as operações através do franchising fundando a Seguralta Franchising.

Luis Gustavo Zanon se uniu ao irmão na gestão das empresas. (Divulgação)
Luis Gustavo Zanon se uniu ao irmão na gestão das empresas. (Divulgação)

Para Gustavo Zanon dar continuidade à empresa do pai também não foi fácil e assim como o irmão, iniciou sua carreira ainda quando era bastante jovem. Até chegar à diretoria, passou por diversos departamentos operacionais além de ocupar o comercial da corretora. Sua estadia e experiência fora do país, na qual também aprendeu muito sobre processos de empresas internacionais, também culminou nos bons resultados da Seguralta.

“Nem sempre herdar uma empresa é fácil, tem que saber se adaptar e inovar para continuar em pleno crescimento. Entrar para o franchising nos rendeu novos ares e fez a empresa expandir”, relata Gustavo Zanon.

Os números da Seguralta não negam como a entrada para o setor de franquias deu certo. A marca é hoje uma das maiores corretoras de seguros do país e pioneira em seguros no franchising. Com mais de 800 unidades no Brasil, deverá somente neste ano comercializar 250 unidades, ultrapassando mil. Desde que entrou para o franchising em 2008 até meados de 2014, registrou um crescimento de 500% e foi considerada uma das 25 maiores redes de franquias pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Em 2015, registrou um aumento de 40% em relação ao ano anterior, finalizando o ano com um faturamento de R$180 milhões somente com a venda de produtos.

“O meu maior desafio como presidente foi começar a delegar mais. Eu era muito centralizador e sentia dificuldade de transferir funções. Acontece que todo bom líder tem que confiar em sua equipe, sem fazer isso, ele não tem tempo para se dedicar a outras tarefas e o negócio não anda. Ao delegar tarefas, houve uma troca de confiança muito grande e com o tempo consegui mostrar a que vim e que não estava lá apenas por ser o filho do dono”, comenta Reinaldo.

Hoje pais de família e herdeiros de um império que fatura milhões, os irmãos Zanon provam que receber um legado por si só não é garantia de sucesso. “Tudo isso que temos hoje é resultado da soma de experiências, inovação, confiança entre colaboradores, empenho, dedicação e principalmente da consciência de que é necessário saber conquistar o seu espaço, afinal não basta apenas ser filho do dono”, conclui Reinaldo.

E não pára por aí, Reinaldo Zanon quer continuar crescendo e transferindo todo este know-how a outros empreendedores. Ele pretende lançar ainda este ano uma empresa de treinamento chamada “Millionaire Academy” que contará com uma série de entrevistas com empresários milionários, dando dicas importantes de negócios.

A iniciativa já conta com 200 pessoas inscritas e irá abordar dicas de empreendedorismo, mindsets, marketing de guerrilha, entre outros assuntos. São três meses de treinamento online e uma finalização presencial intensiva de dois dias. “A idéia é mostrar às pessoas como sair do zero e se tornar um milionário, afirma Reinaldo. “Vou exemplificar como eu mesmo consegui assumir uma empresa que gastava mais do que ganhava e hoje fatura mais de R$ 200 milhões por ano”, finaliza o empresário.

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