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Conheça 10 tecnologias que facilitam a vida ao andar de carro

Você não imagina o que tecnologia não faz para poupar o dono do carro de um pouco de trabalho

por Careca Auto-Peças

O DRAMA DO SEM TETO

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Os targas sempre tiveram um sistema de retirada manual do teto, até que a Honda inovou nos anos 90 com um processo automatizado no seu CRX. A tampa traseira se levantava e, depois, dois braços mecânicos puxavam a capota para dentro do porta-malas.

PARADA OBRIGATÓRIA

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Se algo surgir à frente do Volvo XC60 de 2007, o motorista precisa frear. Ou pode deixar para o sistema City Safety, que evita colisões ao parar o carro automaticamente se ele estiver entre 15 km/h e 50 km/h.

CHOVE, CHUVA!

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Quando caem as primeiras gotas, é só acionar a alavanca do limpador. Mas quem tem preguiça de fazer isso deve agradecer à Citroën, que criou o sensor de chuva para o SM (1970-75) e hoje o oferece até para o C3.

DO PONTO DE VISTA

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Para que procurar o veículo de trás no espelho? O Volvo S80 estreou em 2007 o detector de pontos cegos (BLIS), que avisa se há carros ao lado por meio da lâmpada que acende junto ao respectivo retrovisor.

FLANELINHA ELETRÔNICO

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Não tem jeito para fazer a baliza? Opcional oferecido no VW Tiguan, o Park Assist estaciona sozinho: basta apertar o botão, engatar a ré e tirar as mãos do volante, que ele faz o resto o motorista só precisa frear.

DEIXA QUE EU CHUTO

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Ideal para quem sai do mercado ou da loja cheio de sacolas, o Ford Kuga estreou na linha 2012 o opcional que abria o porta-malas passando o pé sob o para-choque, recurso que depois equipou outras marcas.

ABRAÇO AUTOMÁTICO

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Nos anos 70, a Europa passou a exigir o uso do cinto de segurança. Como muita gente esquecia, a VW deu uma mãozinha com um modelo que se afivelava sozinho ao fechar a porta, como o usado no Corrado (foto).

ENTRE SEM BATER

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Lançado em 1991, o Classe S era o mais sofisticado Mercedes. Por isso, tinha vários mimos, alguns quase inúteis. Bateu as portas e uma não fechou direito? Relaxe, um sistema se encarrega de “sugá-la”.

CONTROLE DA SITUAÇÃO

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Em 1936, a Studebacker incorporou o Automatic Hill Holder, que precedeu os assistentes de partida em rampas de hoje. Era só começar a subir uma rua e tirar o pé do acelerador para o carro parar sozinho.

BRILHO NOS OLHOS

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A partir de 1960, a GM equipou os Cadillac e Buick com o Twilight Sentinel (Sentinela Crepuscular): uma célula fotoelétrica ligava e desligava as luzes sozinhas, uma espécie de avô dos atuais sensores de faróis.

Fonte: QuatroRodas

Créditos : Autos24h