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Confira mais detalhes do novo Polo 1.0 TSI:

Aceleramos a nova geração do Volkswagen Polo, que será lançada no Brasil em outubro; confira o que esperar do hatch

por GUILHERME BLANCO MUNIZ


Pouco mais de um mês atrás, a Volkswagen apresentou mundialmente o novo Polo. De lá para cá, muitas informações novas sobre o carro, que será lançado no Brasil em outubro, já surgiram, mas ainda não havíamos tido a oportunidade de dirigí-lo. Com a estreia nas concessionárias cada vez mais próxima, agora tivemos a oportunidade de acelerar o hatch e você confere nossas primeiras impressões.

Mas, afinal, porque o Polo aparece completamente camuflado nas fotos desta página? Essa foi a condição imposta pela montadora para termos acesso ao carro. Isso porque esta é uma das primeiras unidades do modelo fabricadas no país – conhecidas como pré-série. Isso significa que alguns detalhes podem mudar até a versão final ser produzida. Mas, já dá para saber o que esperar.

A versão que aceleramos é bem parecida com a que será vendida como intermediária, batizada de Comfortline, e promete ser uma das mais vendidas. Debaixo do capô, o motor é o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm. É o mesmo que equipa o up! TSI, mas retrabalhado para entregar desempenho equivalente ao porte do carro. Sempre que o Polo contar com este motor, o câmbio é um automático de seis velocidades. Espera-se que o modelo tenha outras opções de motores aspirados para as versões mais básicas, mas a montadora ainda guarda segredo sobre isso.

Se a camuflagem não nos deixa ver muito sobre o exterior do carro, não pudemos tirar fotos do interior e a Volkswagen não divulgou estas imagens por se tratar de uma unidade pré-série. Na cabine, o Polo Comfortline que aceleramos contava com ar-condicionado automático digital com saídas no banco de trás, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital, tela multimídia sensível ao toque de 6,3 polegadas (sem GPS), partida por botão, sensores dianteiros e traseiros, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisas. Ainda não sabemos, porém, quais desses itens serão oferecidos como opcionais.

No geral, a impressão a bordo do Polo é positiva, apesar de o revestimento interno ser todo de plástico. Haverá diferentes tons de cores de painel de acordo com as versões. Mas a intermediária Comfortline que conhecemos conta com a peça central do painel revestida de plástico preto fosco. Essa textura deixa o visual interno mais bonito do que modelos que não contam com o recurso, como o Fox, mas desaponta quem esperava o revestimento visto até agora no Polo divulgado na Europa, como o da foto abaixo. Representantes da Volkswagen garantem que o Polo nacional também oferecerá o recurso – que pode ser pintado de diversas cores e é mais brilhante – porém a peça não irá repetir sempre a cor da carroceria, nem terá tons vibrantes. O revestimento das portas é todo de plástico simples.


Ao volante

Com ajustes manuais do banco e do volante, o motorista se acomoda facilmente. No geral, a posição de guiar é mais baixa do que em modelos como Fox e Gol, mas não tão esportiva quanto a do Golf. Por outro lado, a direção elétrica é leve em manobras e direta em curvas. Também contribui com uma certa sensação de esportividade a pegada do volante multifuncional, semelhante ao do hatch médio.

José Loureiro, gerente-executivo de desenvolvimento de veículo da Volkswagen, explica que o Polo nacional pouco mudou em relação ao carro vendido na Europa. Uma das mudanças mais significativas é a suspensão, que ficou 20 milímetros mais elevada, como uma forma de “se adaptar ao gosto do mercado local”. Essa mudança não fez do Polo um veículo ruim de curva: as suspensões são firmes e transmitem confiança ao motorista em velocidades mais altas. Mas só pudemos dirigir o modelo em uma pista fechada, com asfalto muito mais liso do que o de qualquer grande cidade brasileira.


O câmbio é bastante competente e bem casado com o motor 1.0 TSI. No modo automático, as trocas são suaves e o conjunto trabalha para agradar o motorista no dia a dia da cidade, com uma tocada mais mansa. Apenas em retomadas de velocidade que o Polo parece ter deixado a desejar um pouco – coisa que vamos conferir quando tivermos a oportunidade de levá-lo para a nossa pista de testes.

Quem quer mais esportividade pode colocar o câmbio no modo Sport, quando as trocas são feitas em giros mais altos e o hatch fica bem mais esperto. Na unidade avaliada, há aletas para trocas de marchas, que deixam o carro mais na mão do motorista. Nesse modo, o Polo se mostrou bastante divertido de dirigir, com trocas ágeis e retomadas mais divertidas, coisa não tão comum no segmento de hatches compactos hoje em dia.


A plataforma MQB, que dá vida ao Polo, Golf e outros modelos, é a menina dos olhos da Volkswagen por garantir mais espaço na cabine. Ela faz do Polo um modelo espaçoso para quatro pessoas, mas dificilmente uma quinta viajará com muito conforto. Com o banco arrumado para um motorista de pouco mais de 1,75 m, outra pessoa da mesma altura que viaja atrás tem quase um palmo de distância do joelho para o banco e da cabeça para o teto.

Por outro lado, o duto central é alto, o que desagrada a qualquer passageiro do meio, independente da altura. Além disso, a peça que faz as vezes de apoio de braço para quem vai na frente e abriga as saídas de ar para os passageiros traseiros vai dificultar a vida de quem precisar viajar ali no meio. Ao menos há apoios de cabeça e cintos de três pontos para todos os passageiros – já que a Volkswagen espera que o Polo seja um modelo com nota máxima de segurança.

Bons predicados para mexer um pouco com o segmento de hatches compactos o Polo tem. Ao menos na versão com motor 1.0 turbo, dirigibilidade é um ponto positivo. O revestimento interno não faz brilhar tanto os olhos quanto o da versão topo de linha, é verdade. Mas, o acabamento é correto. Resta saber com que conjunto mecânico o carro vai ser oferecido nas versões de entrada e, claro, quais serão seus preços e de seus opcionais.

 

Fonte: AutoEsporte

Créditos : Autos24h