Tecnologia

Como usar seu conhecimento para ganhar dinheiro na internet

Escrito por Forbiddeen

Ganhar dinheiro através da internet – seja com um trabalho fixo ou com um hobby – tem se tornado algo cada vez mais comum, principalmente para os mais jovens, nascidos nos últimos 30 anos, que já cresceram totalmente acostumados à realidade desse novo mundo virtual. Porém, apesar de comum, essa não é uma tarefa fácil para todos. E a pergunta que mais intriga nesse sentido é: como seu conhecimento pode se tornar lucro na rede?

Em linhas gerais, qualquer pessoa, com qualquer tipo de conhecimento específico, pode encontrar uma maneira de ser lucrativo online. O que vamos citar abaixo são algumas ideias de como ganhar dinheiro na internet, dependendo do seu tema favorito. Veja bem: não estamos falando que você precisa ser um expert na área. Sabendo mais do que a média sobre determinado assunto, já é possível ser lucrativo.

Vamos, então, apresentar três maneiras de utilizar seu conhecimento para ganhar dinheiro na internet:

Dar aulas particulares 

Se você sabe tudo sobre algum outro idioma ou qualquer atividade específica (toca algum instrumento, sabe muito de matemática ou história), uma opção para ser lucrativo online é dar aulas particulares. Existem plataformas que possibilitam que você se cadastre e seja encontrado por pessoas que estejam buscando conhecimento na área na qual você pode ajudá-las.

Quanto mais você ensina, mais melhora seu feedback e pode, através de seu conhecimento, ganhar dinheiro na internet e ajudar outras pessoas.

Criar cursos online ou e-books 

Se você tem conhecimento aprofundado sobre um tema muito específico, e sabe que outras pessoas costumam buscar sobre esse assunto na internet, a criação de um curso online ou de um e-book pode ser uma maneira de ganhar dinheiro na rede. Hoje em dia, existe procura por basicamente tudo na internet. Pessoas querem aprender sobre o mercado financeiro e até sobre como se vestir.

É claro: tanto o curso quanto o e-book vão demandar outras habilidades, como saber escrever de forma clara ou se comunicar bem e ser muito didático através de vídeos. Você também vai precisar de plataformas específicas para criar, vender e gerenciar seus produtos, bem como de estratégias sólidas de divulgação. Mas acredite: com estudo e dedicação, não é tão difícil quanto parece.

Ser freelancer 

Acredite: a maioria das profissões atuais pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, na frente de um computador. Hoje, não são só tradutores ou programadores que podem se dar ao luxo de trabalhar remotamente, conquistando essa liberdade de espaço. Arquitetos, contadores e até advogados já estão utilizando o poder da internet para trabalhar remotamente e ganhar dinheiro online.

Pesquise sobre formas de trabalhar online em sua área. Busque saber o que as pessoas com conhecimento parecido com o seu estão fazendo de diferente. Se for o caso, cadastre-se em plataformas de freelancers, como Upwork ou 99Freelas, e busque oportunidades na sua área. É bem possível que alguém esteja buscando, online, um profissional com as duas características.

Não é só sobre ganhar dinheiro 

Agora que já apresentamos três opções para que você utilize seu conhecimento para ser lucrativo na internet, o recado final é: não procure compartilhar conhecimento apenas para ganhar dinheiro. Principalmente no caso das aulas, cursos e e-books, saiba que, ao dividir o que você sabe com outras pessoas, você estará ajudando-as a também evoluir e ser melhores como um todo.

Ou seja, ao compartilhar conhecimento, seja online ou in loco, além de ganhar dinheiro, você poderá tornar a vida de outras pessoas muito melhor. Pense nisso ao criar seu conteúdo e não hesite em compartilhá-lo. Conhecimento é algo que você pode dividir infinitas vezes, e mesmo assim nunca vai perder o seu.

Sobre o Autor

Forbiddeen