Você já se cansou de ter que lembrar e digitar senhas para acessar seus serviços online favoritos? Se sim, você não está sozinho. As senhas são uma das formas mais antigas e problemáticas de autenticação na internet. Elas são fáceis de esquecer, de roubar e de adivinhar. Além disso, elas exigem uma etapa extra de verificação, como um código enviado por SMS ou um aplicativo autenticador, para aumentar a segurança.
Felizmente, existe uma solução mais moderna e conveniente para esse problema: os passkeys. Os passkeys são um novo tipo de credencial de login que elimina a necessidade de senhas. Eles usam uma base criptográfica forte que vincula seus privilégios de login ao seu telefone ou computador. Você só precisa usar uma etapa biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, ou outra opção possível, como um PIN ou um padrão de deslize no Android.
Os passkeys foram desenvolvidos por empresas como Apple, Microsoft, Google e outras aliadas, que fazem parte da Fast Identity Online Alliance (FIDO Alliance), uma organização que promove padrões de autenticação sem senha. A FIDO Alliance começou com chaves de segurança físicas, que são a forma mais forte de autenticação disponível atualmente, mas as reembalou como passkeys para torná-las mais fáceis e baratas de usar.
Os passkeys já estão disponíveis em alguns sites e serviços, mas o maior impulso para essa tecnologia veio do Google, que anunciou em maio de 2023 que você pode usar passkeys para fazer login em sites do Google. Isso significa que milhões de usuários do Gmail, YouTube e Workspace podem experimentar uma forma mais segura e simples de acessar suas contas.
Se você está interessado em uma forma mais tranquila e protegida de entrar em suas contas do Google, nós vamos mostrar o que você precisa fazer para habilitar os passkeys do Google. Mas antes, aqui estão algumas coisas que você precisa saber.
Leia também: Relatório ambiental do Google de 2023 apresenta queda perceptível no uso de energia renovável
Quais são os requisitos para usar os passkeys do Google?
Antes de configurar seus passkeys do Google, você deve atender aos seguintes requisitos, que variam dependendo do dispositivo que você está usando. Para dispositivos móveis, você deve ter pelo menos o iOS 16 ou o Android 9. Para o seu computador, você deve ter pelo menos o MacOS Ventura ou o Windows 10. Além disso, seu navegador web deve ser pelo menos o Chrome 109, o Safari 16 ou o Edge 109.
Como configurar os passkeys com o Google
No navegador web de sua escolha – no seu celular, tablet ou computador – acesse g.co/passkeys. Se você já estiver logado na sua conta do Google atual, será solicitado a digitar sua senha normal para verificar sua identidade. Se você precisar trocar de conta, toque no e-mail atual para escolher entre todas as suas outras contas do Google. Agora digite sua senha quando solicitado e clique em Avançar.
Na página seguinte, você será solicitado a criar um passkey. Quando o pop-up aparecer, clique em Continuar. O passkey será salvo no seu dispositivo (por exemplo, no iCloud Keychain no iOS), o que varia dependendo do seu dispositivo. Você precisará seguir as instruções e usar a biometria que seu dispositivo pedir para confirmar sua identidade. Depois disso, seu passkey será criado para aquele dispositivo.
Depois de criar seu passkey em um dispositivo, você pode usá-lo para fazer login em sites do Google em outros dispositivos compatíveis. Por exemplo, se você criou seu passkey no seu iPhone, você pode usá-lo para fazer login no Gmail no seu Mac ou no Chromebook.
Para isso, basta acessar o site do Google que deseja e clicar em Fazer login. Você verá uma tela com um código QR e um botão Solicitar chave. Toque nesse botão no dispositivo onde você criou seu passkey e confirme sua identidade com sua biometria. Em seguida, escaneie o código QR com a câmera do seu dispositivo e pronto! Você estará logado na sua conta do Google sem precisar digitar nenhuma senha.
Os passkeys são o início do fim das senhas, afirmaram Christiaan Brand e Sriram Karra, dois executivos do Google que supervisionaram o projeto, em um post no blog em maio. Eles esperam que os passkeys se tornem um padrão universal de autenticação, que possa ser usado em qualquer site ou serviço online. Assim, você poderá se livrar das senhas de uma vez por todas e aproveitar uma experiência mais segura e simples na internet.