Negócios

Como implementar a redução de custos no e-commerce – por Marcio Eugênio

A redução de custos no e-commerce não difere das opções de redução de custo de uma empresa física, o que se tem que fazer é uma análise de todo o procedimento do e-commerce em questão e a partir daí elaborar métodos de redução, evitando gastos desnecessários, novas formas de atrair clientes usando recursos mais baratos, mão de obra também, mesmo sendo uma empresa digital pode-se cortar funcionários e recursos, não se pode esquecer que o e-commerce é nada mais que um tipo de comércio e como tal tem suas opções para gerar redução de gastos.

Planejamento de custos

Refazer o planejamento, trocar por opções baratas, se precisar diminuir o tamanho da loja, a diversificação de produtos, poder até optar por um produto único, buscar segmentos alternativos que serão possíveis vender juntos com o que já tem, passar a limpo e conseguir uma boa opção de Plataforma mais barata com menos recurso, mas sem requerer a plataforma open Source com o intuito de economizar, mas o custo necessário para fazer a manutenção desse tipo de serviço acaba sendo muito mais elevado, uma vez que se faz necessário a contratação de consultorias ou até mesmo um ou mais profissionais internos de TI para o suporte da plataforma. Pode-se também diminuir o estoque, o escritório as pessoas que trabalham.

Estratégia de vendas:

Alterar seu modo de venda sua abordagem, o uso do marketing, pode ser feito pela própria empresa evitando a terceirização pois ao contratar uma outra empresa gera muitos gastos, então divulgar em redes sociais, com links é uma boa opção de abordagem e mais econômico do que ter uma empresa grande e que gera despesas para realizar um serviço que você mesmo pode fazer.

Publicidade:  

Sabemos que se trata de um investimento que gera lucros, mas é possível optar por uma empresa mais barata e poder ter uma boa publicidade do seu negócio, pode-se usar uma publicidade mais simples e direta sem precisar de grandes gastos fazendo assim a economia que precisa, pode-se também negociar com a empresa que faz sua publicidade e solicitar um desconto ou um pacote mais em conta e eficaz, dessa forma ambos saem ganhando.

Frete como se economizar no frete:

  • Saber quanto se gasta por região de entrega do frete.
  • Mantenha frete grátis para as regiões que possuem alto volume;
  • Estipule um valor mínimo de compra para as regiões cujo custo de frete é maior;
  • Para as regiões mais distantes, disponibilize frete grátis apenas para produtos de alto valor agregado;
  • Compartilhe o frete com o cliente (esta opção pode ser usada de duas maneiras, uma delas é você apresentar o valor mais baixo no frete, e a outra forma é embutir o custo de frete no valor do produto);
  • Utilize a opção de geolocalização na determinação dos preços, oferecendo frete grátis para todos os clientes, embora os preços praticados sejam diferentes.
  • Descentralize a distribuição
  • Aumente suas parcerias
  • Negocie as entregas
  • Evite o transporte aéreo.
  • Faça um bom planejamento.

Integrações:

A redução de custos não é só bem-vinda, mas também necessária. Não só em momentos onde a economia do país não vai bem, mas em todos os momentos. A eficiência em custos pode ser determinante no destino de qualquer empresa e pode, inclusive, dar vantagens competitivas no mercado.

Com as ferramentas certas você poderá cortar custos desnecessários e investir com mais precisão em ações que trazem resultados em vendas para que seu negócio possa continuar crescendo sempre.

Estoque:

Também pode sofrer cortes reformulando o estoque fazendo uma redução nos números de produtos comprados, pode-se cortar gastos, depois de um certo tempo de trabalho as empresas já sabem qual será o produto chave de sua loja o que mais vende as opções de cores mais vendidas, tamanhos, formatos, reduzindo os produtos em estoque pode-se reduzir o tamanho do estoque, reduzindo o tamanho do estoque pode-se reduzir o aluguel e a manutenção dele também. Produtos estocados sem saída podem ter seu preço reduzido ou ser vendido em compra casada, para assim facilitar a saída.

Funcionários:   

Mesmo em lojas virtuais o corte de funcionários é sempre necessário, muitas empresas virtuais são divididas em setores e para cada setor um ou dois funcionários. Pode-se fazer funcionários agregar tarefas, por exemplo quem cuida do estoque pode fazer a separação e enviar o produto ao cliente, pode o próprio dono operar como marketing, em alguns casos a pessoa do estoque realizar a entrega do produto ao cliente, cada pessoa pode ter duas ou mais funções desde que sigam a logística da loja para que não tenha problemas em nenhum setor.

A implementação redução de custos, não quer dizer crise

Muitas vezes as pessoas entendem como redução de custos, falência, crise econômica, crise na empresa, mas não é em alguns casos a redução de custos pode ser um meio de gerar dinheiro para investimentos maiores, para uma nova loja, uma filial.

Redução de custos para poder contratar um novo tipo de plataforma, um novo tipo de segmento, entrar no mercado internacional, enfim muitas outras alternativas para uma boa solução, sim é claro que existe crise, falência, dívidas, má administração e muitas outras opções para se reduzir os custos. Cabe a você analisar seus recursos, seu planejamento, suas despesas e obter a informação de onde estão os custos a serem cortados.

A implementação de redução de custo do concorrente

Assim como na sua empresa a redução a implementação de redução de custo, não necessariamente seja uma caída nos negócios, mas uma alternativa para alterar, mudar e adaptar – se a um novo planejamento, pode ser uma boa oportunidade de fazer o mesmo em sua empresa, ao analisarmos as ações dos concorrentes encontramos saídas e ideias para nossa própria empresa em um mundo tão competitivo

No e – commerce, tudo é analisado, pensado, copiado, pois com um grande número de concorrência essa batalha diária nos faz deixar assuntos de importância em espera, esquecemos de observar de fora e poder assim estudar o que pode e deve ser feito para o melhor de nosso próprio negócio.

 

marcioeugenio

Márcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.

Ele acredita que é possível vender qualquer produto on-line! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor.

Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e tem experiência de causa, pois seu primeiro negocio foi uma loja virtual.

 

 

 

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