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Como abrir uma loja online para seu negócio


Pode parecer complicado iniciar uma loja online, especialmente se você não tiver o know-how técnico necessário ou qualquer experiência em comércio eletrônico. No entanto, isso não deve ser uma barreira para que você leve seus negócios ao universo online. Graças à facilidade de acesso às ferramentas digitais, tanto as gratuitas quanto as que funcionam no sistema pay-per-use, agora você pode montar uma loja online para vender seus produtos e serviços.

A seguir, veja um guia passo a passo para criar uma presença online para sua empresa em 2022 e além.

Escolha um nome de domínio que se alinhe com sua marca ou negócio

Cada site que você visita tem um endereço, e é basicamente isso que você deve criar para seu negócio. O nome que passa a ser o seu nome de domínio é crucial porque definirá sua empresa e sua marca no futuro. Como regra geral, escolha nomes que sejam fáceis de soletrar e pronunciar, curtos, diretos e compatíveis com sua marca ou negócio.

Além disso, você deve escolher nomes que possam alcançar todos os públicos, portanto, evite palavras ofensivas ou nomes que possam transmitir uma imagem sombria de sua empresa assim que se tornar conhecida. Em vez disso, procure nomes doces e cativantes. Esses são os nomes mais eficientes, pois estabelecem proximidade com as pessoas e criam familiaridade com sua marca e negócio.

Escolha a plataforma certa para hospedar seu negócio

Existem plataformas dedicadas a empresas de comércio eletrônico. Eles devem ser o seu ponto de referência. Com essas plataformas, você não precisa entender de codificação. Algumas já oferecem modelos para se escolher, enquanto em outras você tem a opção de conseguir um profissional para personalizar um site ao seu gosto. Você pode obter hospedagem gratuita em algumas plataformas, que obtêm receita cobrando um certo percentual por transação. Outras cobram taxas mensais de hospedagem. A melhor alternativa para seu negócio deve ser uma plataforma econômica e fácil de usar.

Você não quer gastar metade ou mais de seus ganhos em taxas de hospedagem. Mas também não quer acabar pagando altos percentuais de encargos por transação. Então, procure plataformas que forneçam tudo o que você precisa para sua loja online por um preço razoável e busque dicas para ajudá-lo na criação do seu site.

Decidir “o que” vender

Se você ainda não tem um negócio offline, provavelmente precisará mais deste passo. Antes de embarcar nesta viagem, você deve ter uma ideia clara do que deseja vender, sejam serviços ou produtos. Caso já tenha um negócio, agora é a hora de decidir o que vai para o ambiente online e o que fica na loja offline.

Estude seus concorrentes e descubra o modus operandi deles. Com esse conhecimento, elabore uma estratégia para prestar um serviço melhor. Sua concorrência pode não estar fazendo nada de ruim, mas até mesmo o bom pode ser melhorado. Portanto, trace amplos planos.

Decidir  para “quem” vender 

Talvez o mais importante de tudo seja determinar seu público-alvo. O mundo do comércio eletrônico é um vasto mercado de clientes únicos. É impossível captar tantos interesses ao mesmo tempo, então você deve criar um nicho para si mesmo. Decida a quem você quer vender e identifique as melhores estratégias para alcançá-los, seja através de marketing, mensagens, marcas etc.

Para começar, você pode estudar a base de consumidores de um negócio similar e descobrir seus gostos, o que não gostam e o que mais gera envolvimento. Comece uma campanha de reativação para se atingir seu mercado-alvo e criar alguma conscientização sobre seu negócio. Gradualmente, crie um plano de engajamento para a construção de uma base de clientes.

Otimize sua presença nos motores de busca

O fato de você estar online agora não significa que todos possam vê-lo ou alcançá-lo. Todo site popular que você usa agora já foi obscuro até um determinado momento. Comece otimizando o número de visitantes que veem seu site através dos mecanismos de busca. Com as palavras-chave certas em sua página e descrições, você pode começar a subir na classificação nos resultados da busca.

Para começar, faça algumas pesquisas sobre os produtos ou serviços que você vende e descubra as palavras-chave mais pesquisadas nessas categorias. Em seguida, adapte seus blogs e descrições e para se encaixar nas palavras-chave de modo que elas apareçam nas pesquisas das pessoas que procuram por seus produtos ou serviços. Dessa forma, mais pessoas visitarão sua loja online e farão compras.

Tenha em mente que o resultado nem sempre é espantoso de imediato. Pode levar dias, semanas ou meses para que sua loja online comece a atrair tráfego constante. Mas, com rankings mais altos, um website fácil de navegar e, claro, bons produtos ou serviços, sua loja crescerá em pouco tempo.

Anuncie seu negócio

Por mais populares que sejam os anúncios, eles não são baratos. Como está começando uma loja online do zero, você quer que o negócio comece a gerar lucro em pouco tempo. Para isso, talvez seja necessário investir em algum tipo de publicidade econômico. As redes sociais são um bom ponto de partida. Comece compartilhando seu link em seu feed, stories, atualizações de status etc. Faça com que seus amigos também os compartilhem.

Para atingir um mercado ainda maior, invista em alguns anúncios nas redes sociais. O retorno do investimento aqui é melhor do que tudo o que os anúncios pay-per-click têm a oferecer, pois você também recebe novos amigos e seguidores que continuarão a ver suas atualizações. Além disso, uma vez que agora eles fazem parte de sua lista, você não precisa mais gastar com publicidade para alcançá-los. Assim, seus anúncios terão a função de atrair mais clientes.

Avalie qual é a rede social mais adequada ao produto ou serviço que você quer divulgar. Ou, caso opte por fazer campanhas em várias redes sociais, compare o retorno obtido em cada uma. Seja qual for sua estratégia, use esses canais para destacar o valor do que você oferece. Informação é a base para estabelecer um vínculo de longo prazo com seu público.